Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Liderança Natural Importante em Qualquer Atividade

8 de junho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

As pessoas inteligentes que acumularam algumas experiências durante a sua vida vão utilizar o que aprenderam no exercício de novas atividades. Isto é muito relevante principalmente num esporte como o futebol, que exige o funcionamento eficiente de uma equipe, onde é natural que os mais veteranos clip_image002influenciem os mais novos. Tudo indica que Neymar, que tem uma inteligência inata e uma grande habilidade física, está aplicando naturalmente o que ele aprendeu com o veterano Leonel Messi, no Barcelona, no seu importante relacionamento com os novatos da atual seleção brasileira de futebol, onde se destaca Gabriel Jesus.

Neymar é um líder natural de novatos na seleção brasileira de futebol

Um artigo de uma equipe de jornalistas da UOL, composta entre outros por Bruno Carvalho, Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone, traz no seu site um importante artigo que não se aplica somente à seleção brasileira de futebol, mas em qualquer atividade que exige o trabalho conjunto de uma equipe. Neymar aprendeu muito com Leonel Messi no Barcelona quando lá chegou em 2013 e agora usa sua experiência com os novatos na seleção brasileira de futebol. Estamos na torcida para que este conjunto funcione não somente dentro do campo, mas em todo o período em que terão que conviver por mais de um mês, viajando por diversas regiões afastadas da Rússia.

clip_image004

Neymar aprendeu muito com Messi, o que usa nos seus relacionamentos com os novatos na seleção brasileira

O papel aceita tudo, mas nem sempre o que está nele funciona adequadamente com seres humanos que tem suas idiossincrasias e constituem uma equipe. Se a maioria dos seus membros não tiver uma atitude de admiração e humildade para aceitar as recomendações naturais dos mais veteranos, não terá como também dar suas contribuições para a formação de um conjunto adequado e eficiente.

Quando se trabalha, por exemplo, num setor de um governo, mais do que o organograma das divisões e cargos existentes nestas organizações há uma importante necessidade de que muitos admitam que seja mais racional seguir uma liderança, principalmente que consegue obter todas as condições indispensáveis para um trabalho eficiente, notadamente na execução de muitas tarefas. Mas, muitas vezes, as vaidades pessoais e as rivalidades não permitem que tudo flua de forma natural, atingindo os objetivos perseguidos.

Quando muitas coisas são impostas, costumam gerar resistências. Se os resultados perseguidos são obtidos, proporcionando vantagens para o grupo, todos acabam tendendo a aceitar, facilitando a superação de períodos de baixos resultados, na expectativa de que eles voltarão no prazo médio. Há necessidade de uma paciência também da parte dos torcedores que apreciariam grandes espetáculos de forma frequente.

Como se trata de uma equipe constituída por seres humanos, o bom relacionamento pessoal é de vital importância, não somente dentro de um campo de futebol para fora dele. Muitos já atuaram em conjunto desde o período da seleção olímpica, o que facilita a amizade que vai se consolidando ao longo do tempo.

clip_image006

Neymar e Gabriel Jesus na época da seleção olímpica

Uma equipe de uma universidade de Cingapura veio trabalhar no Brasil no design interior de um avião da Embraer. Eles se admiraram que os brasileiros, além de trabalharem de forma intensa, tinham tempo para uma chopada ou um churrasco fora do expediente, que estimula estabelecer estes relacionamentos pessoais. Neymar é uma pessoa que aprecia conviver com seus amigos, entre eles muitos jogadores que estão na atual seleção nacional de futebol, inclusive em suas residências. Os jogadores selecionados para a equipe nacional desta Copa atuam em clubes diversos em países diferentes. Para que funcione a química que os liguem e formem uma equipe depende mais do que é feito em campo, notadamente no exterior.

Do início da Copa até o seu final, o tempo disponível é bastante curto, exigindo que todo ele seja utilizado para consolidar os relacionamentos entre os jogadores para que haja realmente uma equipe. A informalidade e o calor humano dos brasileiros ajudam neste processo, contando-se com um técnico como Tite, que tem a plena consciência de sua importância, pois nem sempre os brasileiros possuem as qualidades de passes precisos como é indispensável no futebol de hoje.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: