Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Opinião das Mulheres no Japão

12 de junho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo de Azusa Uchio, publicado no The Asahi Shimbun, informa que uma pesquisa efetuada pela Hokuhodo Institute of Life and Living mostrou que a influência das esposas nas decisões familiares aumentou nos últimos 30 anos.

clip_image001

Gráfico publicado no The Asahi Shimbun, cujo artigo vale a pena ser lido na íntegra

Sempre houve uma fama que as mulheres japonesas obedeciam aos homens, notadamente no Ocidente, diante do hábito delas caminharem depois dos homens nas ruas, mas sempre argumentei que elas tinham mais poder de decisão, pois, no passado, os homens entregavam seus salários para as esposas, recebendo somente o necessário para seus gastos diários.

Uma pesquisa recente efetuada pelo Hakuhodo Institute of Life and Living com 630 casais entre 20 a 59 anos mostra que aumentaram as influências nas decisões das famílias nos últimos 30 anos. As questões envolviam a possibilidade das mulheres trabalharem fora de casa, morarem na casa do sogro e da sogra, decisão sobre os nomes dos filhos, convidarem os amigos para suas casas. As influências das esposas aumentaram quando as dos maridos diminuíram sensivelmente nos últimos 30 anos.

Também os maridos que afirmam que não podem viver sem elas aumentaram para 67,1%, enquanto das esposas foi de 59,5%. O percentual das esposas que se dedicavam somente aos trabalhos da família que era de 53,9% baixou para 29,2%. Com o aumento das mulheres que possuem sua renda, as suas influências mudaram, segundo os analistas. Não há como os homens decidirem unilateralmente.

Confesso que meus conceitos estavam errados, pois muitas decisões de amigos como a compra do carro, seu tipo, a cor etc. dependiam das mulheres, o mesmo acontecendo com os eletrodomésticos utilizados pelas famílias. Mas parece que este aumento do poder de decisão das mulheres é bem-vindo, ainda que a pesquisa tenha sido feita na região mais urbanizada do Japão, mas como tendência parece algo muito expressivo do que está acontecendo recentemente naquele país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: