Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Algumas Razões de Tantos Mortos e Desaparecidos no Japão

12 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

 Muitos estranham que um país que conta com tantos mecanismos de alertas antecipados sobre possíveis chuvas torrenciais e uma das melhores assistências às vítimas tenha tantos clip_image002mortos e desaparecidos como nestes desastres que atingiram principalmente a costa oeste do Japão. Mais de 200 mortos, cerca de 60 desaparecidos e milhares de pessoas que tiveram de ser deslocados dos seus lares.

Socorro às vítimas das recentes chuvas intensas no oeste japonês

As chuvas recentes foram mais fortes que as normais, indicando que o aquecimento global que está intensificando no mundo vem aumentando os acidentes climáticos, que não ocorre somente no Japão como em muitas regiões do planeta. O oeste do Japão é muito acidentado geograficamente, com montanhas que provocam deslizamentos fatais, mesmo com as medidas para restringir as construções nestas áreas.

O Japão dispõe de um dos melhores serviços de previsão de chuvas, mas muitos idosos não possuem condições para se deslocar, principalmente à noite, por não contar com auxiliares. Os mais jovens se deslocaram para as grandes metrópoles japonesas que ficam mais a leste, como é o caso de Tóquio. Também existem algumas subestimações dos riscos por parte destes idosos que são as principais vítimas fatais que, mesmo alertados pelos meios de comunicação disponíveis, não tinham como se deslocar para lugares mais seguros. Muitas construções japonesas continuam sendo de madeiras que possuem alicerces mais frágeis que os de concretos, principalmente no meio rural. Nos arredores dos fenômenos como tufões, as intensidades das chuvas são altas e concentradas, normalmente num curto período, mas nas recentes as chuvas intensas foram por muitos dias.

clip_image004

Áreas que continuam inundadas no Japão

Muitas estradas de ferro e rodovias foram danificadas, bem como a distribuição de energia elétrica, dificultando os serviços de assistências às vítimas. Elas estavam na costa oeste, do sul até metade da ilha principal do arquipélago japonês, numa ampla área montanhosa. Muitos meses serão necessários para a reconstrução da infraestrutura danificada.

O fato concreto é que estas chuvas recentes foram as mais intensas das últimas décadas, atingindo profundamente a população japonesa, com enxurradas gigantescas que arrasaram tudo que havia pela frente. Muitas cidades continuam com amplas áreas inundadas, lamentavelmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: