Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Significativas no Quadro Brasileiro

30 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Muitos analistas estão observando mudanças rápidas em diversos setores da política e da economia no Brasil, ficando difícil avaliar como elas provocarão seus efeitos, mas não seria conveniente esperar algo significantemente positivo. As restrições eleitorais podem provocar mudanças com consequências nos seus resultados, como no caso da intensidade imagedos usos das redes sociais. Também se observam mudanças na economia, no sentido da diversificação, a fim de evitar elevados riscos que estão aumentando. Notícias falsas, como as conhecidas fake News, são difíceis de ser devidamente controladas.

Foto publicada num artigo da Folha de S.Paulo, que vale a pena ser lido na íntegra

As diversas convenções já realizadas para determinar as coligações partidárias dos candidatos à Presidência da República, com a escolha como dos vices e senadores, estão mostrando que os partidos tradicionais contam com maiores dificuldades para o uso das redes sociais, que parecem funcionar melhor com grupos menores. A dificuldade de adequado controle das fake News, que chegam até às notícias não políticas, não permitem avaliar ainda quais serão as suas consequências. Os riscos que se disseminam por todos os lados também provocam diversificações nos investimentos visando a minimização das perigosas alterações nos quadros atuais. Sem partidos consagrados, as coligações parecem apresentar muitas dificuldades, com elevada proliferação de candidatos, sem uma orientação ideológica clara.

Os recursos legais disponíveis para a campanha eleitoral devem sofrer reduções, ainda que já estejam sendo efetuados gastos nas faixas nebulosas onde as regulamentações não são claras, com recursos cujas origens são duvidosas. Imaginar que tudo mudou e que o que vinha sendo feito nas campanhas eleitorais serão corrigidas, aparenta ser uma ingenuidade.

Os que estão atualmente no poder tentarão conseguir manter as vantagens que sempre gozaram com o governo. Imaginar que as ações mais ousadas dos que estão nas procuradorias como nas apurações das possíveis irregularidades, corrigirão as distorções vigentes no passado, seria subestimar as ousadas ações dos políticos tradicionais, que possuem uma grande bagagem das formas disfarçadas de proveito do poder do governo, por mais que os políticos estejam desgastados junto à opinião pública.

Os novatos que estão ingressando nas campanhas, muitos de forma idealística, já cometem também irregularidades similares, imaginando que as distorções eram privilégios dos políticos tradicionais. Lamentavelmente, o poder mesmo potencial já corrompe. Muitos são ingênuos para achar que somente os outros possuem as limitações que são da natureza humana. Sem organizações poderosas para apoio de suas ideias, muitos acabarão frustrados nos seus intentos, que só podem ser consolidados ao longo de muito tempo, exigindo paciência que eles não possuem.

Mecanismos eficazes para minimizar as irregularidades eleitorais exigem demorados e comprovados experimentos de seu uso, dependendo fortemente da cultura em que estão inseridos. Só os eleitores podem fiscalizar, de fato, os seus representantes e os sistemas distritais mistos parecem mostrar maior eficácia, mas os políticos brasileiros não são a favor destes mecanismos que os sujeitam à contínua prestações de contas dos seus atos aos seus representados.

Bem ou mal, um país com as dimensões brasileiras não comporta improvisações como se mudanças rápidas pudessem aperfeiçoar o seu sistema político. Os aperfeiçoamentos são necessariamente demorados, com muitos estudando as experiências acumuladas em outros países, o que ainda não está sendo feito. No entanto, algumas insatisfações podem ser que sejam atendidas, mesmo de forma limitada.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: