Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias Boas e Negativas com as Chuvas na Ásia

10 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Poucas vezes, houve uma mobilização internacional como a que está ocorrendo na Tailândia para ajudar as autoridades locais a resgatarem os estudantes que ficaram isolados nas cavernas, pela antecipação das chuvas das monções. Também no Japão, a intensidades das chuvas provocam, lamentavelmente, mais de uma centena e meia de mortos e desaparecidos num país que conta com o melhor sistema de socorro aos atingidos pelas chuvas intensas. Espera-se que haja um consenso em Paris sobre as providências que evitem o aumento do lançamento de poluentes na atmosfera que aumentam estes acidentes climáticos.

clip_image002

Os primeiros estudantes tailandeses resgatados das cavernas são conduzidos para os hospitais

Informa-se que 40 mergulhadores da Tailândia e 50 do exterior estão participando desta operação de resgate dos estudantes que estavam presos nas cavernas, numa mobilização internacional rara neste tipo de esforço. Talvez comparável com os mineiros chilenos que ficaram presos por causa dos desmoronamentos no passado.

No atual caso da Tailândia, os avisos para evitar o ingresso nas cavernas previam somente chuvas das monções a partir de meados de julho, que acabou se antecipando, provocando inundações que não permitiram o retorno normal dos estudantes. Mas a redução temporária das chuvas, previstas para voltar intensamente nos próximos dias, forçaram as autoridades tailandesas a antecipar o resgate que exige no mínimo dois mergulhadores profissionais acompanhando cada jovem, que não estão habilitados para mergulhos nas águas, mesmo com intervalos em alguns trechos não inundados. Foram providenciados tubos de oxigênio no longo trajeto que compreende cerca de 1.700 metros. Onde os jovens estavam presos já apresentava elevado risco do nível de oxigênio indispensável para os seres humanos. Um mergulhador profissional acabou falecendo nos estudos das rotas recomendáveis, mostrando o grau de dificuldade para o resgate de adolescentes que já apresentavam condições físicas precárias.

Segundo as informações das agências de notícias internacionais, todos jovens e o professor já foram resgatados e aguardam no hospital a recuperação mínima, além de se verificar eventuais contaminações que ocorrem nestas grutas.

clip_image004

Foto de uma das áreas mais atingidas do Japão pelas intensas chuvas

No Japão, que conta com um dos melhores serviços para assistir os atingidos por acidentes climáticos, as chuvas intensas estão provocando inundações e deslizamentos, estimando-se mais de 150 mortos até agora, além de muitos desaparecidos. E as chuvas intensas perduraram por alguns dias. Raramente, foram tão intensas como no atual problema e, mesmo havendo cuidados nos locais mais acidentados do país, as enxurradas causaram grandes estragos, provocando também a necessidade de deslocamentos de milhares de moradores das regiões mais perigosas.

Estudos indicam que estas irregularidades climáticas mais acentuadas estão sendo intensificadas pelas poluições que provocam condições propícias para estes acontecimentos. Mas ainda existem fortes resistências, como do atual governo dos Estados Unidos que evitam se comprometer com as metas para o aquecimento global, como previsto no Acordo de Paris.

O que parece evidente é que medidas preventivas devem ser tomadas antes que acidentes como estes dois que provocam a comoção mundial ocorram, com custos de vidas humanas que podem ser evitados. O Brasil também necessita reduzir os seus desmatamentos e queimadas, além de eliminar alguns poluentes não biodegradáveis, como os plásticos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: