Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisas Sobre o Jambu e Outras Biodiversidades Brasileiras

4 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo de Gabriel Alves foi publicado na Folha de S.Paulo referindo-se às pesquisas relacionadas com o jambu, muito utilizado na Amazônia nos tradicionais tacacá e pato no tucupi. O que teria sido patenteado sobre esta planta nos Estados Unidos foi o método para a produção do licor e do bioadesivo anestésico, baseado que contém extrato da mesma. Mas os brasileiros podem continuar pesquisando sobre outros aspectos desta interessante planta.

Ilustração do jambu e seu uso no artigo da Folha de S.Paulo

O artigo esclarece que o jambu não é exclusivo da Amazônia e também é utilizado em muitos outros países. No Brasil, ficou muito conhecido por ser usado no tacacá e no pato de tucupi e deixa a boca ligeiramente dormente, sendo muito empregado notadamente na região de Belém do Pará.

Nestes tempos de fake News, é preciso tomar muito cuidado, pois muitas informações falsas ou parcialmente verdadeiras estão sendo disseminadas com muita intensidade, dada a facilidade da internet. Muitas plantas da ampla biodiversidade brasileira, com base nos conhecimentos indígenas brasileiros, podem e devem ser estudadas com grande intensidade, antes que outros o façam.

Outra planta muito utilizada por alguns religiosos é a alucinógena ayahuasca, empregada pelos adeptos do Santo Daime, havendo quem afirme que seu chá teria o poder de curar a dependência de drogas, por ser mais leve, mas há necessidade de que se saiba exatamente sobre esta possibilidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: