Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tóquio Antiga Para Turistas

4 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Um artigo de Alex Martin informa sobre um livro de Hisaki Kurosawa que apresenta fotos de becos de Tóquio que ainda estão preservados, com o nome “Tokyo Deep Tour”, que serve como roteiro de um turismo guiado.

Botecos ainda preservados nos becos de Tóquio, que podem ser visitados com um guia, também têm sido objetos de uma série apresentada pela TV com culinárias noturnas e personagens que os frequentam, como constante do artigo no site do The Japan Times

Todas as grandes cidades no mundo que já contam com uma história de séculos, mesmo com todas as mudanças pelas quais continuam passando, apresentam locais como becos ou vielas que continuam sendo preservados, convivendo ao lado de novos arranha-céus que vão se multiplicado. Normalmente, mantendo atividades tradicionais, locais para ligeiras refeições ou servindo bebidas, apresentam charmes que permitiram a sua sobrevivência por longos períodos. São curiosidades que, além de contar com os seus habitués, atraem também as atenções de turistas que desejam conhecer o que é típico daquela localidade.

Algumas regiões foram mudando de funções como em Yoshiwara, conhecido como distrito da luz vermelha, que contava no passado distante com casas de prostituição, hoje substituídos por estabelecimentos de espetáculos mais modestos da vida noturna. No Japão, com a próxima Olimpíadas de 2020, muitos quarteirões foram demolidos para dar lugar a novos conjuntos mais atualizados, de forma mais intensa do que em outros países. Exatamente por isto, os lugares preservados apresentam atrativos que lembram a Era Edo (1603-1858), a Era Showa (1926-1989), esta última que foi reconstruída depois do Grande Terremoto de 1923 e o bombardeio do final da Segunda Guerra Mundial.

clip_image003

Modestas casas de madeira ao lado de prédios de apartamentos ou escritórios em foto constante do artigo no The Japan Times

Estes e outros contrastes, sem que as localidades antigas se tornem favelas ou cortiços, mas também artesanatos e antiguidades podem ser encontrados, uma lembrança agradável da verdadeira cultura japonesa.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: