Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Consumo de Açúcar e Horários Mais Convenientes

17 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

imageUm artigo publicado por Shuichi Doi e publicado no The Asahi Shimbun informa sobre as pesquisas efetuadas na Universidade de Nagoya, no Japão, e divulgado na conhecida revista científica Plos One, dos Estados Unidos, sobre o consumo de açúcar.

Se inevitável o consumo de açúcar, o horário mais conveniente é quando as pessoas estão ativas, como de dia. Foto publicada no artigo do site do The Asahi Shimbun

Segundo o artigo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) está recomendando a redução do consumo do açúcar, tanto para os adultos como as crianças, sendo benéfico para a saúde que ficasse em 25 gramas por dia (seis colheres de chá), o que é bastante baixo. Todos sabem que a obesidade tornou-se uma praga mundial, prejudicando a saúde de muitos, ainda que não se deva somente ao consumo do açúcar.

As pesquisas efetuadas por uma equipe de estudos da Universidade de Nagoya, do Japão, e publicada na revista científica Plos One, informam que as experiências efetuadas com cobaias mostram que o horário mais conveniente para o consumo do açúcar é quanto elas estão ativas. O corpo em repouso pode elevar o risco de síndrome metabólica e outras doenças, ou seja, não se recomenda o seu consumo à noite, antes do sono. Ainda que esta conclusão seja somente uma indicação para os seres humanos, observa-se que os brasileiros exageram no consumo de produtos que contêm muito mais açúcar.

Segundo o professor Hiroaki Oda, da equipe que fez as pesquisas e professor de nutrição da Universidade de Nagoya, é provável que a gordura se acumule porque a atividade de decompor o açúcar no corpo torna-se mais fraca durante o repouso e não é convertida no sangue para necessidades energéticas. O açúcar aumenta a quantidade de gordura no fígado e no sangue.

As pesquisas foram efetuadas com o consumo do açúcar ou amido. Os que não tinham restrição acusaram 20% a mais de gordura no fígado e no sangue do que os que consumiram amido, nos horários de maior repouso.

Pesquisas deste tipo são abundantes e o que os consumidores nem sempre estão atentos são os relacionados aos refrigerantes de elevado consumo que contêm mais açúcar do que seria desejável. Parece conveniente que se tomem medidas preventivas do que se remediar depois de aparecerem os problemas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: