Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Grave Problema dos Abusos Infantis no Japão

31 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Uma matéria distribuída pela agência noticiosa Kyodo está publicada no site d Japan Today informando que as autoridades japonesas estão dando prioridade para os casos clip_image002considerados de abusos infantis que estão aumentando no Japão. Antes, não eram considerados os problemas psicológicos que provocavam até suicídios das crianças.

O caso de Yua Funato de apenas cinco anos, que se suicidou em decorrência de abusos e negligências dos seus pais, provocou uma comoção popular no Japão. Imagem retirada do Facebook de sua mãe

É muito difícil compreender porque no Japão o número de suicídio de crianças é elevado, mas as autoridades japonesas estão se empenhando, divulgando estes casos, o que pode ser considerado com um primeiro passo. Incluindo todos os tipos de casos considerados de abusos de crianças chegou-se em 2017 a 133.778, sendo o 27º ano consecutivo de aumento.

Um possível causa é o baixo uso da psicologia para minorar estes problemas entre os japoneses. Há uma espécie de tradição cultural naquele país que considera que pressões dos pais sobre as crianças são naturais, visando que elas se aperfeiçoem para superar muitos dos seus problemas, sem considerar que muitas crianças não possuem quem lhes ajudem, na família ou na escola, sendo que profissionais em psicologia não são muito valorizados. Hoje, estão sendo multiplicados centros para cuidar destes casos em todo o Japão, pois o problema parece muito grave.

As autoridades entendem que a população está entendendo agora que maus tratos psicológicos, como testemunharem atos de violência domésticas, também devem ser considerados casos de abusos infantis. Onde estão os limites para estas situações é sempre de difícil interpretação, podendo variar da formação das pessoas como de suas sensibilidades pessoais.

Existem casos de desentendimento insignificantes entre os país que podem ser considerados quase normais, mas informa-se que em 2016 77 crianças morreram devido a estes abusos, com 33 crianças menores de um ano, incluindo outros 28 casos que induziram ao suicídio. No passado, no Japão era considerado o suicídio como uma saída honrosa, mas não é um conceito válido para as crianças.

O governo está aumentando o pessoal especializado para cuidar destes casos, mas as dificuldades são para identificar os que requerem urgência de medidas saneadoras. Também autoridades locais estão sendo envolvidas nestas questões, pois se trata evidentemente de uma anomalia grave. O que parece é que em muitos países estas questões não estão sendo apontadas publicamente.

Mesmo que critérios de classificação possam estar aumentando as estatísticas, para brasileiros que costumam ser mais abertos nestas questões, os dados japoneses são altamente chocantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: