Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão se Prepara Para Enfrentar os Problemas dos Plásticos

31 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O mundo está cada vez mais consciente dos problemas criados pelos plásticos e visam criar incentivos para o uso do bioplástico, mais rapidamente absorvíveis no meio ambiente, para o que já se dispõe de tecnologias, faltando somente detalhes, mas que ainda exigem escalas para se tornar uma realidade.

clip_image002

Esquema apresentado no The Japan News para o programa

O bioplástico começou a ser adotado no Japão em 2013, mas não acusou um crescimento expressivo das 40 mil toneladas por ano produzidos nos últimos anos. Com os problemas do meio ambiente agravados pelos plásticos derivados da petroquímica, os plásticos estão contribuindo para o aquecimento global com a produção do CO² quando queimados, além dos problemas no mar. O novo plano do governo japonês, anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente, planeja disseminar o uso do bioplástico que se decompõe naturalmente, com base no milho, cana de açúcar e outros produtos orgânicos que se deterioram com a ação dos micro-organismos. No momento, os custos ainda são mais dispendiosos do que os plásticos da petroquímica, mas as pesquisas adicionais e a escala dos seus usos devem torná-los competitivos.

Estão planejando para o ano fiscal de 2020 chegar a 790 mil toneladas a partir do atual 40 mil, com algumas medidas de incentivo e ajudas para pesquisas. O Japão conta com dificuldades de espaços para lixões e o lixo é totalmente incinerado, criando problemas de aquecimento global. O Brasil conta também com as produções de celuloses das florestas que propiciam a produção de sacolas e outros objetos de papelão, todos biodegradáveis.

Uma consciência maior da população pode acelerar a solução destes problemas, que no momento estão se agravando de forma descontrolada.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: