Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Katsura Imperial Villa Deve Ser Visitado

3 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo de Sakura Murakami foi publicado no The Japan Times baseado na nota distribuída pela agência da Casa Imperial que tomou as providências para aumento dos visitantes possíveis à famosa Katsura Imperial Villa, a minha preferência pessoal no Japão, que fica em Kyoto.

Katsura Imperial Villa, Kyoto, em foto publicada no artigo do site The Japan Times, que se recomenda seja lido na íntegra

Este Palácio Imperial de Férias Katsura, que visitei algumas vezes, é o que há de melhor na arquitetura japonesa e no seu conjunto. Construída no século XVII, tem tudo de especial, como o seu famoso jardim que foi planejado para ir sendo descoberto aos poucos pelos seus visitantes, a sua excepcional visão interior – exterior, a simplicidade de sua construção, mas que considerou até o detalhe da posição do visitante ilustre do lugar onde ele fica, tendo uma visão espetacular do jardim, bem como a posição da Lua pela janela num determinado dia. Tudo foi planejado, nada ficou para um improviso.

clip_image004

Do seu interior tem uma visão privilegiada do jardim no seu exterior

Poucos palácios no Japão ou no exterior têm um jardim como o Katsura que, por onde se caminha, oferece pontos para o descanso e meditação. Mas vegetações não permitem uma rápida visão do conjunto, obrigando os visitantes a irem descobrindo aos poucos as maravilhas que são os seus jardins.

clip_image006

Os visitantes, na medida em que caminham, vão “descobrindo” os muitos jardins

Todas as visitas precisam ser agendadas com muita antecedência, sendo que os estrangeiros possuem preferência. As medidas tomadas pelas autoridades mais que dobram a capacidade de receber estes visitantes, concedendo-se para cada grupo apenas uma hora, que certamente não é suficiente para uma apreciação cuidadosa. Ampliou-se o número dos grupos, começando mais cedo e alongando para mais tarde. Dispõe-se de muitos livros e publicações que permitem um conhecimento antecipado que só será confirmado com uma visão direta, tanto em japonês como em inglês, com guias também nestes dois idiomas.

clip_image008

Parte de Katsura quando as cerejeiras estão floridas

As muitas dependências do palácio estão explicadas em todos os seus detalhes nas publicações, para permitir uma visita proveitosa que depende também da época do ano, quando as plantas e as suas flores estejam diferentes.

clip_image010

Katsura no outono

A maioria dos livros disponíveis sobre o Katsura Imperial Villa é em japonês ou inglês, mas também se dispõem em outros idiomas, não se conhecendo nenhum importante em português.

clip_image012

                              Um livro em inglês sobre Katsura

clip_image014

                            Um livro em japonês sobre Katsura

Mas nada como uma visita para confirmar com os próprios olhos que é um dos monumentos mais importantes que pode ser apreciado no mundo atual.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: