Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Bar da Dona Onça e o Seu Marido

26 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002São Paulo é sempre cheio de novidades e apesar de frequentador do Bar da Onça, que já se tornou tradicional em São Paulo, surpreendi-me com a reportagem publicada por Chico Felitte no suplemento Serafina da Folha de S.Paulo.

Bar da Dona Onça no edifício Copan, no Centro de São Paulo

Mesmo sendo um frequentador deste estabelecimento, que já completa 10 anos de sucesso, confesso que pouco conhecia de sua história, que hoje se confunde com a do consagrado chef Jefferson Rueda, marido de Janaína Rueda. Não sabia que ela não tem uma formação específica de culinária e que conheceu o seu marido no restaurante Pomodori, no Itaim, que também frequentei no passado.

Sou daqueles que conhecem até restaurantes tradicionais de São Paulo, como o antigo Restaurante do Papai, que contava com dois endereços, um na Praça da Sé e outro na Avenida São João, próximo ao cruzamento da Avenida Duque de Caxias, quando a região fazia parte do que havia de melhor em São Paulo, em torno do Largo do Arouche. O famoso Filé do Morais, que só tinha um estabelecimento na Praça Julio Mesquita, e muitos paulistanos ainda têm saudades da Salada Paulista na Avenida Ipiranga, com duas salsichas honestas da Santo Amaro, simplesmente com uma salada de batata.

Tive um escritório na Rua Nestor Pestana e o restaurante mais próximo e respeitável era o do Hotel Ca´d´Oro, com seu famoso cozido, e que o atual não tem nada parecido com aquele, mesmo na sua aparência. Na Rua Avanhandava havia o tradicional Gigetto, que formou muitos profissionais para outros restaurantes de São Paulo.

Mas, voltando ao Bar da Dona Onça, o que fica evidente é que o povo tem as suas preferências e o restaurante que consegue se adaptar com sua leitura a elas acaba obtendo sucesso. Como a famosa e tradicional galinhada do Fuentes, mas que hoje é um atrativo da Onça, que tira proveitos de muitos miúdos que já deixaram de ser moda na suas versões mais antigas. Muitos clientes ainda têm na sua memória o que comeram na sua adolescência. Também se observa a importância do atendimento no salão, ainda que muitos clientes tenham enfrentado longas esperas nas filas.

Com o sucesso atual do casal Janaína e Jefferson Rueda, parece possível contar novamente, por exemplo, com salsichas honestas, que acompanhadas de saladas de batatas simples, inspiradas nas que são servidas no Japão, poderia se tentar voltar a atender os adormecidos paladares de muitos clientes como os da Salada Paulista.

A recuperação do centro, com a ajuda da Janaína Rueda, parece uma tendência que ocorre em muitas metrópoles mundo afora. Há sinais que não existem mais preconceitos nas convivências até com as profissionais do sexo, com a liberdade conquistada por todos. A gastronomia é um dos setores que costuma superar barreiras, registrando a globalização, retirando das raízes do povo contribuições locais que enriquecem a todos, mesmo que num primeiro momento possa provocar alguns choques.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: