Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisas Para a Produção de Água da Atmosfera

22 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , ,

clip_image002Muitos pesquisadores começam a intensificar as pesquisas para a produção de água potável assim como da atmosfera usando conhecimentos de ponta da nanotecnologia. A Folha de S.Paulo publica um artigo de Edison Veiga para tratar de uma cogitação que procura financiamento para estas pesquisas.

Início de pesquisas na Universidade de Akron visando o uso de nanotecnologia para extração de água potável da atmosfera

Tudo está indicando que um dos grandes problemas do mundo para o futuro será a disponibilidade de água potável a custos razoáveis. Já existem projetos de dessalinização da água do mar ou tratamentos dos esgotos, mas eles são ainda custosos. A atmosfera é fornecedora de muita água e a inspiração para a equipe de pesquisadores da Universidade de Akron, dos Estados Unidos, veio de um besouro da Namíbia, na África, que retira toda a água necessária no deserto com o uso da carapaça para a sua sobrevivência.

O artigo publicado na Folha de S.Paulo informa que os incas coletavam do orvalho da madrugada nos Andes a água que canalizavam para as suas cisternas. Com o uso de conhecimentos da nanotecnologia pretende-se produzir um dispositivo como de uma mochila que retira da atmosfera a água indispensável, como explicado pelo professor Shing Chung Josh Wong, da Universidade de Akron, para a BBC News Brasil.

A pesquisa ainda está no seu início procurando fundos para os trabalhos indispensáveis. Visaria solucionar o problema da água na Califórnia, nos Estados Unidos, regiões noroestes da China como outras secas na África, na Austrália e mesmo no Brasil. Haveria uma rede de material nano e uso de energia como das baterias de íon para promover a extração da água, que teoricamente poderia chegar a 40 litros de água potável por hora.

Tudo indica que para se chegar a algo econômico haverá muito trabalho a ser executado. Mas tudo indica que a água será um problema sério para a humanidade nas próximas décadas, havendo muitas outras frentes a serem pesquisadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: