Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tofu Está Ganhando Mercado nos EUA

26 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Um artigo de Kate Krader publicado no site da Bloomberg informa que um empresário de origem vietnamita, Minh Tsai, constituiu uma empresa chamada Hodo que está vendendo o tofu – um queijo de soja, cujo faturamento está crescendo mais de 35% ao ano no mercado norte-americano, ainda em quantidade limitada.

A demanda do tofu – queijo de soja da Hodo está crescendo mais de 35% ao ano no mercado norte-americano, segundo artigo publicado no site da Bloomberg, que vale a pena ser lido na íntegra

O tofu – queijo de soja é um produto saudável que já vem sendo consumido na Ásia há mais de dois mil anos, podendo ser orgânico se forem produzidos com soja que não utilize fertilizantes e defensivos químicos. O mundo está demandando cada vez mais produtos saudáveis e o tofu é certamente dos mais convenientes, proporcionando uma proteína vegetal de elevada qualidade. É um produto versátil que pode ser combinado com outros ingredientes.

Mas pode ser consumido isoladamente com o uso de um molho como o shoyu, normalmente com um pouco de gengibre ralado, podendo contar com uma pitada de cebolinha verde. Pode ser um ingrediente de diversos pratos chineses, japoneses e asiáticos em geral, que vão desde sopas até cozidos que incluem carnes ou peixes, junto com alguns vegetais. Agora estão sendo vendidos em redes nos Estados Unidos como a da Whole Foods que já pertence ao grupo Amazon, normalmente refrigerados, pois possuem um prazo de validade limitado.

A Hodo produz muitos alimentos que utilizam o tofu, inclusive fritos em cubos, para assegurar maior prazo de validade. Ingredientes como o curry indiano podem ser acrescentados para adicionar outros sabores. Produto versátil, está sendo usado desde em restaurantes gourmet de São Francisco como em lojas comuns em Brooklin.

No Japão, em cidades como Kyoto, existem restaurantes famosos que preparam muitos diferentes pratos, todos com base no tofu, para atender clientes veganos, vegetarianos e budistas que não consomem carnes. Evidentemente, existem tofus de variadas qualidades, sendo que os mais sofisticados são os produzidos com as natas do leite de soja, chamados yuba.

clip_image004

                                           Um dos muitos tofus vendidos no Brasil

No Brasil, existem alguns tipos de tofus, muitos industrializados em pequena escala. Também existem os caseiros, que costumam ser mais saborosos, preparados por donas de casa dos arredores de São Paulo, que ainda atendem aos que possuem paladares mais tradicionais. Eles são vendidos, entre outros lugares, numa barraca da Ceagesp.

clip_image006

                                           Tofu mais caseiro vendido na Ceagesp

Da soja se aproveita quase tudo. Depois de esmagado para produzir uma espécie de leite, ainda resta uma espécie de farelo que era mais consumido pelos imigrantes japoneses quando eram mais pobres, com o acréscimo de algum tempero. Também são saudáveis, pois contam com proteínas vegetais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: