Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tratamento das Crianças Separadas dos Pais Imigrantes

1 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Um artigo elaborado por Liz Robbins, com a contribuição de Annie Correal e Luis Ferré-Saduni e pesquisas de Susan Bearchy, foi publicado no The New York Times sobre a Cayuga Centres, que cuida de centenas destas crianças. A instituição centenária que não estava clip_image002preparada para tanto já enfrentava diversos problemas para cuidar de outros menores problemáticos, estando em situação deficitária. Com os novos encargos, apelou para doações, além de receber volumosos recursos governamentais.

Meninas cobrem seus rostos para entrar na unidade do Cayuga Centers de West Harlem

 

O longo artigo publicado no The New York Times merece ser lido na íntegra. Esta instituição iniciou suas operações em 1852 cuidando de um orfanato, o Asilo de Cayuga para Crianças Desamparadas, na ponta do Lago Owasco em Auburn, nos Estados Unidos. Recentemente, teve muitas queixas de centenas de problemas para a difícil tarefa de amparar crianças que necessitam de cuidados especiais. Adicionalmente e num salto, ficaram com os problemas dos imigrantes separados de seus pais. Lamentavelmente, algumas crianças brasileiras ficaram isoladas dos seus pais em instituições deste tipo, que atendem centenas de crianças nos Estados Unidos, pela política adotada pelo atual governo daquele país, que vem sofrendo criticas de todo o mundo.

O artigo menciona até casos em que ocorreram mortes bem como violências praticadas pelos vigilantes destas instituições, que não estão adequadamente preparados para o cumprimento de suas difíceis tarefas. Os problemas que enfrentam levaram à redução do uso destas instituições que se tornaram deficitárias e, com os novos encargos e doações, este quadro passou a ser superavitário. Hoje, as receitas que recebem do governo cresceram bastante, enquanto muitos dos seus custos foram reduzidos, inclusive com o corte de pessoal.

As crianças separadas dos seus pais não enfrentam problemas de criminalidade como muitos locais e seus atendimentos são feitos em inglês e em espanhol. Não é por acaso que alguns dos brasileiros que ficaram por um período nestas instituições registram comportamentos diferenciados dos anteriores. Evidentemente, a tarefa principal é a recolocação destas crianças em famílias adotivas, com a instituição ajudando em algumas tarefas de assistência social, como se fossem escolas. Existem crianças que tiveram problemas com o uso de drogas, que exigem cuidados especializados.

Estas instituições não foram preparadas para receber imigrantes que foram separadas dos seus pais, que agora são numerosos. Estão sendo tratadas crianças com problemas diferentes na mesma instituição e de forma semelhante. Espera-se que correções imediatas sejam efetuadas. Ainda que existam funcionários que não concordam com o que está acontecendo, como em instituições semelhantes muitos dos seus dirigentes acabam abusando com suas próprias orientações pessoais.

Também, diante dos muitos problemas que estas instituições enfrentam, não existem total transparência em processos que ainda estão investigados, onde o comportamento corporativo costuma ganhar importância.

Há que se considerar, adicionalmente, que as críticas da imprensa norte-americana às medidas tomadas pelo atual governo de Donald Trump contaminam o ambiente e até medidas que estão sendo tomadas tentando acertar as orientações sofrem fortes restrições, num país que ficou polarizado por posições conflitantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: