Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Invejável Crescimento Econômico da Índia

4 de setembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Muitos países emergentes, inclusive o Brasil, alegam que o crescimento econômico acaba sendo limitado pelo regime democrático que possuem, onde os políticos precisam ser atendidos com verbas do orçamento público. A Índia, a maior democracia no mundo, está mostrando, para surpresa de todos, que, mesmo na difícil situação que se generaliza no clip_image002mundo e apreciáveis irregularidades climáticas, está obtendo o maior crescimento entre todos os países, superando até mesmo a China.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, que deve ganhar as próximas eleições, diante do crescimento que está obtendo na sua economia

Enquanto na maioria dos países, notadamente emergentes, os dirigentes costumam divulgar dados otimistas, as atuais autoridades indianas estão sendo extremamente cautelosas, prevendo um crescimento impressionante de 6,5% neste ano fiscal que termina em março de 2019, a mais alta no mundo, dentro da maior democracia no universo. Os dados de organizações internacionais, como o FMI ou a OECD, estimam dados que superam até 7% o que deve ser mais elevado do que a da China, que enfrenta as dificuldades dos conflitos comerciais com os Estados Unidos como problemas internos.

A Índia ainda é um país pobre, quando considerado em termos de renda per capita com sua população astronômica, uma infraestrutura deficiente, mas conta com competentes profissionais formados em grande universidades como as do Reino Unido ou dos Estados Unidos. A diversidade na Índia, inclusive as religiosas, apresentam dificuldades políticas para manter uma clara unidade nacional, mas estes resultados econômicos que estão melhorando sensivelmente o padrão de vida da população não são desprezíveis, mesmo com os problemas da distribuição de renda, pois existem grupos com elevadíssimo patrimônios, inclusive para operações internacionais. Ainda que existam muitos indianos trabalhando no exterior, os competentes que trabalham na própria Índia são em grande número.

As irregularidades climáticas estão provocando inundações que costumam ocorrer nesta época, com as violentas chuvas das chamadas monções. Ainda assim, estão conseguindo resultados no seu crescimento que são invejáveis por todos. Há que se acompanhar as medidas que estão sendo tomadas naquele país, que evitam o crescimento do governo, deixando o mercado funcionar de forma eficiente, até para superar as naturais dificuldades de países emergentes.

Evidentemente, estes resultados não estão sendo obtidos por medidas emergenciais ou pontuais, mas com uma visão de longo prazo, com a persistência de diretrizes ao longo de muitos anos. Está se elevando, de forma paulatina, o crescimento econômico, com projetos que exigem perseverança, até com a ajuda equilibrada de países do exterior, sem uma dependência concentrada em alguns poucos países.

Os Estados Unidos, a China, o Japão, a Comunidade Europeia e os grupos privados indianos que operam internacionalmente estão ativos. Evita-se a especulação e a corrupção, mantendo restrito os recursos financeiros que possam ser desviados nestas direções. Tudo indica que estes programas estão sendo estudados por equipes competentes, que se dedicam a trabalhos devidamente estudados. O Brasil precisa aprender muito com a Índia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: