Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dúvidas se Multiplicam na China e no Japão

17 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Voltam a aumentar as dúvidas sobre o verdadeiro crescimento da economia chinesa nas últimas décadas, dadas às dificuldades de estimativas das suas contas nacionais, como os endividamentos astronômicos dos governos locais que são impagáveis. No Japão, há preocupações com fraudes de componentes utilizados em obras importantes, como os edifícios visando a minimizar os efeitos dos terremotos, além de torres do tipo Skytree, de Tóquio, ainda que as autoridades assegurem que não existem riscos de quedas.

clip_image002

Aumento das dívidas não pagas dos governos locais da China. Gráfico publicado pela Bloomberg

Sempre existiram dúvidas sobre os dados da contabilidade nacional dos governos locais na China, que em determinados períodos alimentaram o crescimento nacional, mesmo dos acadêmicos e analistas chineses. Alguns, como dos projetos das siderurgias, acabaram provocando um excesso de capacidade de produção que foram sendo sucateados por não contar com tecnologias competitivas, notadamente por provocarem poluições e não estarem ajustadas às qualidades das demandas de suas produções, no país e no exterior. Acrescentam-se, agora, muitos projetos que não contaram com estudos adequados de suas viabilidades, gerando dívidas que não estão sendo honradas, preocupando o mundo, pois muitos bancos chineses acabam sendo afetados por estas monstruosas inadimplências, que chegam a US$ 5,8 trilhões. Esta estimativa foi feita pelo S & P, por uma equipe de analistas liderada por Gloria Lu, considerando os chamados LGFVs.

O mínimo que pode acontecer é uma desaceleração do crescimento da economia chinesa nos próximos anos. Também no Japão aumentam as preocupações com as fraudes detectadas em cerca de mil edifícios com componentes para evitar os efeitos de um terremoto. Eles são de KYB Corp., que admitiu a possibilidade de inspeções insuficientes, ele que opera em 24 países, com veículos e trens.

clip_image004

Tokyo Skytree que usa estes armotecedores da KYB para terremotos

Tokyo Skytree admitiu que usava o sistema da KYB para absorção e controle durante os eventos sísmicos, bem como outros 986 edifícios em Osaka, Kanagawa, Nagano e Nagoya. Há um evidente declínio na ética corporativa, lançando preocupações sobre a próxima Olimpíada no Japão. Este assunto está em muitos jornais japoneses, pois a notícia foi divulgada pela agência Kyodo.

Ainda que o assunto não esteja examinado em todos os detalhes, já se cogitam de novas inspeções com a possibilidade de que amortecedores que sejam considerados inadequados nos edifícios sejam substituídos, além da mudança nos sistemas de suas inspeções, até a do atual sistema. De qualquer forma, a economia japonesa sofrerá um pesado impacto, pois outras fraudes já foram detectadas, como na indústria automobilística e de produção de metais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: