Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Legumes Saudáveis e Diferenciados de Kyoto

26 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

imageHavia um hábito dos enviados das províncias japonesas presentearem com seus melhores produtos os membros da corte que estavam em Kyoto, antiga capital do Japão. Das suas produções, acabou resultando estes produtos diferenciados com a marca kyoyasai desde 1989 pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão. O consagrado chef Shin Koike já os recomendava para seus conhecidos no Brasil.

Foto de alguns dos produtos kyoyasai, constante do artigo publicado no Japan Today, que vale a pena ser lido na íntegra

Kirsty Kawano, autor do artigo, informa que estes produtos se diferenciam pelas cores, formas, aromas e sabores dos demais produzidos no Japão. Eles continuam se ampliando em variedades e os que visitam atualmente aquele país encontram muitos que não eram conhecidos até algumas décadas passadas, enriquecendo os ingredientes da culinária japonesa. Estes produtos recebem nomes especiais e muitos são destacados com a marca adicional “k”, para se diferenciarem dos demais também produzidos em diversas regiões japonesas.

image

Outra foto dos produtos kyoyasai reconhecidos pelo governo japonês

São berinjelas, brotos de bambu, mostardas, pimentas, cebolas, cenouras, abóboras e foram preservados por mais de 300 anos nos templos como Anrakuji, em Kyoto. Recebem bênçãos especiais pelo valor nutricional e por ajudarem a evitar doenças.

image

Berinjelas arredondadas cultivadas com o mínimo de fertilizantes e defensivos químicos, com sabor superior aos demais

Estes produtos chegam até a uma soja púrpura chamada murasaki zukin, que, consumidos como edamame (vagem com grãos), têm aproximadamente três vezes mais poder antioxidante que os demais. O mesmo acontece com umas cenouras mais longas chamadas kyokanzashi e o alho poro que contêm o dobro de fibras com relação aos normais. Existem nabos especiais que possuem o poder de evitar o câncer, sabendo-se que os japoneses consomem os mesmos junto com carnes com esta finalidade, tendo um nome distinto. Eles são consumidos em outras partes do Japão, havendo estabelecimentos especiais que os vendem em outras cidades, que chegam a 25 somente em Tóquio.

Também alguns restaurantes de culinária de outros países são usuários destes vegetais especiais de Kyoto, com indicações das formas mais adequadas para os usos destes ingredientes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: