Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Índia e Japão Aumentam Relações Econômicas e de Defesas

31 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Todos reconhecem que os atritos comerciais e de defesa entre os Estados Unidos principalmente com a China afetam o mundo todo. A atual visita do primeiro-ministro da Índia Narendra Modi ao Japão, com contados diretos com o primeiro-ministro Shinzo Abe, procura intensificar as relações comerciais e de defesa, visando compensar os problemas que estão afetando a Ásia e o mundo.

clip_image002

Visita de Narendra Modi ao Japão e contato direto com Shinzo Abe

Todos sabem que a Índia conta com a segunda população do mundo, sendo superado somente pela China. Sua economia é atualmente a que mais cresce no mundo, ainda que a renda per capita dos indianos seja modesta. O Japão está com a sua população em declínio e vem tentando estimular a sua cooperação principalmente com países asiáticos, estando com a construção de um importante eixo industrial e de transporte rápido na Índia ligando a capital New Delhi com o porto Mumbai. Ambos os países se preocupam com os atritos entre os Estados Unidos e a China que afetam tanto o volume de intercâmbio no mundo como geram preocupações de defesa, com uma verdadeira corrida armamentista que está se acelerando. No fundo, todos procuram diversificar mais os relacionamentos para não serem fortemente afetados pelos atritos entre as duas maiores potências atuais do mundo.

Ainda que Shinzo Abe tenha visitado recentemente a China e mantendo contato com o poderoso presidente Xi Jinping, vem procurando intensificar os contatos com outros países asiáticos, visando o aumento do intercâmbio comercial onde seja possível, intensificando operações conjuntas de defesa, como os exercícios que farão com os indianos.

As agências internacionais de notícias como a Associated Press e a Kyodo News procuram cobrir a vista de Narendra Modi ao Japão, que deverá ter reuniões formais na próxima segunda-feira. A Índia comporta outros grandes projetos que podem receber a cooperação do Japão, que evidentemente interessa às empresas japonesas, tanto para fornecimento de equipamentos como até o envolvimento direto nas construções. A Índia entende que estes envolvimentos com os japoneses implicam em compromissos mínimos, pois o seu mercado interno deverá continuar crescendo, mesmo com todas as dificuldades naturais.

Muitos países do Sudeste Asiático estão substituindo os fornecimentos chineses para os Estados Unidos, o que interessa também ao Brasil. O novo governo brasileiro deve ser pragmático procurando envolvimentos que não sejam somente com a China e os Estados Unidos, pois ambos também possuem suas dificuldades econômicas, comerciais e políticas. Há que se formular uma nova política externa, para aproveitar todos os espaços possíveis, não se restringindo somente a alguns produtos como minérios e agropecuários.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: