Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

No Dia do Médico, uma Avaliação da Medicina Atual

18 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Um interessante artigo de Gabriel Alves, baseado em suas conversas com alguns médicos brasileiros de prestígio, registra que depois de um avanço tecnológico significativo com uso clip_image001da inteligência artificial nos últimos anos, possibilitado por plataformas como a Watson da IBM e outros meios semelhantes, volta-se muito ao reconhecimento da importância do contato direto com os médicos que conhecem mais profundamente os seus pacientes que são acompanhados ao longo do tempo.

Ilustração constante do artigo sobre o assunto na Folha de S.Paulo, que vale a pena ser lido na íntegra

Há que se reconhecer que houve recentemente um avanço substancial na medicina com o uso de conhecimentos utilizando tecnologias avançadas. Mas também que o lado humanístico da medicina volta a ganhar importância, pois as máquinas e os exames não fornecem todas as informações indispensáveis, muitas vezes com as exageradas especializações dos profissionais da medicina. Ao lado de protocolos que exageram nas solicitações de exames, cujos resultados nem sempre são todos aproveitados. Parece haver uma espécie da volta dos médicos de família que conhecem não somente a vida dos pacientes como até dos seus antepassados que deixaram algumas tendências médicas aos seus descendentes. Eles agora necessitam de elevado poder de comunicação para informar os pacientes e seus familiares.

Na medicina que prevalece no Oriente, notadamente na China, além do ser humano ser considerado como um todo, há um reconhecimento do que pode acontecer, por exemplo, em partes da cabeça que podem ter origem no ventre, nos muitos órgãos que lá estão. Algumas deficiências no fígado podem resultar em dificuldades na visão. A exagerada especialização dos profissionais de medicina que ocorreu, principalmente nos Estados Unidos, nem sempre consegue relacionar com deficiências originárias de partes distantes das localidades onde as dificuldades estejam se manifestando, inclusive nos antepassados, que deixaram suas marcas nos descendentes.

clip_image003

Emprego da robótica e instrumentos de tecnologias avançadas na medicina brasileira

Muitos reconhecem que também os pacientes estão envolvidos psicologicamente com seus problemas, necessitando ser devidamente esclarecidos sobre as possíveis relações que podem ser detectadas. Há pacientes que abusam das informações que eles obtêm pela internet. As longas experiências de médicos podem levantar hipóteses relevantes para os diagnósticos adequados. Também os atuais avanços eletrônicos e da robótica, que são extremamente úteis para procedimentos menos invasivos, podem gerar outras dificuldades quando não conseguem obter os resultados esperados com seus usos.

Deve-se atentar também que muitos cirurgiões e hospitais obtêm bons resultados econômicos com procedimentos complexos. Mas os clínicos podem obter resultados satisfatórios com procedimentos mais simples e menos custosos, lamentando-se que alguns medicamentos, principalmente genéricos, não possuem todos os ingredientes listados nas suas dosagens, não se obtendo os resultados esperados. Poucos países utilizam tantos medicamentos como no Brasil, sendo de uso contínuo mesmo quando já deixaram de ser necessários.

Deve reconhecer, no entanto, que os médicos brasileiros estão conseguindo resultados expressivos e neste Dia dos Médicos deve-se dar o devido crédito pelos seus trabalhos, como de todos os que ajudam a obter bons resultados com seus conhecimentos, que exigem grandes sacrifícios e persistentes trabalhos ao longo do tempo, muitas vezes não se contando com o mínimo que seria indispensável para o bom desempenho das suas funções.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: