Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nos EUA os Problemas Fiscais Atingem Criminosos

4 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Mesmo quando as autoridades criminais ou políticas não conseguem atingir suspeitos de irregularidades com a rapidez desejada, as autoridades fiscais dos Estados Unidos acabam atingindo os mesmos que tenham usado meios ilícitos para a evasão fiscal. As profundas investigações feitas pelo The New York Times, examinando mais de 100 mil páginas de documentos aumentaram as suspeitas que Donald Trump tenha ajudado ao seu milionário pai Fred a reduzir as tributações devidas promovendo transferências de patrimônios para seus familiares, entre outras manobras, o que é negado pelo atual presidente, Mas as autoridades fiscais suspeitam que investigações adicionais possam o incriminá-lo levando até ao seu afastamento do cargo. O jornal concorrente The Washington Post repercute o assunto, começando a chegar perto ao que provocou o afastamento de Richard Nixon no episódio Watergate.

clip_image002

Donald Trump, que alega ter feito a sua fortuna sozinho, e o milionário Fred Trump, que o teria ajudado promovendo uma evasão fiscal

Donald Trump sempre alegou que conseguiu acumular a sua fortuna com a competência na administração dos seus negócios, mas há fortes indícios de que houve substanciais transferências da fortuna do seu pai que o beneficiaram ao longo do tempo, decorrentes de operações com imóveis.

As profundas pesquisas que resultaram num longo artigo publicado no The New York Times acabaram movimentando as autoridades fiscais norte-americanas e os assuntos foram repercutidos pelo concorrente The Washington Post. Como se sabe, no âmbito meramente político, os republicanos possuem uma bancada que não permite examinar a possibilidade de investigações profundas das ações de Donald Trump, impedindo a possibilidade do exame do seu impeachment, que exige no mínimo dois terços do Senado, quase impossível de ser atingido, mesmo com as eleições intermediárias previstas naquele país.

Nos Estados Unidos, criminosos notórios que dominavam o país no passado foram atingidos pelos meios fiscais, como está se tentando novamente. Entre as autoridades fiscais já existem os que acreditam que existem indícios seguros para o início de uma investigação sistemática sobre ações de Donald Trump e familiares, recentemente agravados por ações que permitiram que os russos e outros estrangeiros tivessem interferido em ações políticas que envolveram as últimas eleições.

Ainda são prematuras as cogitações do que poderá acontecer naquele país, mas os dois principais jornais dando uma ampla cobertura para estes assuntos, o que se tem verificado são resultados surpreendentes que afetaram profundamente os presidentes da República. A imprensa, naquele país, possui um poder imenso. O mundo acompanha a evolução desta crise, pois, além de Donald Trump ser um líder controvertido, vem afetando o mundo do ponto de vista político, militar e econômico.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: