Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Mocotó da Vila Medeiros

2 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002O chef Rodrigo Oliveira vai adaptando e aperfeiçoando a empresa que herdou de seu pai, abrindo filiais simples em outras localidades, como no Mercado de Pinheiros, e o Balaio, no Museu Moreira Salles, na Avenida Paulista, ajustando-se à dura realidade da economia brasileira atual.

Paçoca de confit de pato da Esquina Mocotó, na Vila Medeiros. Foto do artigo publicado no site da Folha de S.Paulo que vale a pena ser lido na íntegra

Todos os que conhecem a Vila Medeiros, em São Paulo, sabem que é uma terrível maratona chegar a ela, mas o Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, que aperfeiçoou o que seu pai começou há muitos anos, vale o esforço e a espera para conseguir um lugar, que pode demorar algumas horas. Mas o seu anexo, a Esquina Mocotó, que permite o conforto de uma reserva, vai fechar, segundo o artigo de Marcos Nogueira, dando lugar a um novo projeto deste chef e empresário, que atrai os que apreciam uma boa culinária, inlcusive do exterior. Aliás, não se tem notícia atualizada do seu projeto nos Estados Unidos.

Ainda que muitos na imprensa brasileira se esforcem para possibilitar uma recuperação da economia brasileira depois das atuais eleições, ainda o risco é elevado, não fornecendo bases racionais para a realização de novos investimentos. O que vem acontecendo é até a contração de algumas atividades para assegurar a sua sobrevivência, mesmo que o potencial futuro seja elevado.

Na realidade, a epopeia de um programa de um fim de semana no Mocotó incluiu tanto a viagem como a longa espera, onde muitos continuam apreciando um aperitivo, que convém que seja de cachaça, e petiscando algumas criações deste estabelecimento. Depois dos grupos se acomodarem nas mesas é uma festa, com o que há de mais autêntico e aperfeiçoado da culinária nordestina. Mas haja paciência até lá…

Nos demais estabelecimentos da empresa em São Paulo, mal se pode sentir a elevada potencialidade desta culinária. Mas é um consolo, na esperança de que seja possível enfrentar a epopeia do deslocamento até a Vila Medeiros. Até a Esquina Mocotó não apresentava o mesmo charme da unidade mãe. O que resta é a esperança do futuro próximo apresentar novidades que justifiquem a longa viagem até aquela região do norte de São Paulo, que acabou sofrendo mudanças com a fama trazida pelos Oliveiras.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: