Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Chopsticks em Inglês, Kuaizi em Chinês, Hashi em Japonês

22 de novembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002 Acredita-se que os chineses utilizam o chopsticks há cerca de cinco mil anos, segundo matéria publicada no China Daily, sendo utilizado praticamente em toda a Ásia com pequenas variações. São práticos para se alimentar, mas existem algumas etiquetas que são comuns na maioria destes países e recentemente o seu uso vem crescendo mesmo no Ocidente.

Foto no artigo do China Daily

Ainda que seja conhecido no Brasil como palitos, os brasileiros que já adquiriram o hábito de usá-lo, por influência da difusão da culinária japonesa, costumam chamar de hashi. Existem alguns protocolos que poderiam ser de conhecimento geral para o seu uso, pois outros podem ficar chocados quando utilizados de forma inadequada, contrariando até hábitos religiosos. Uma das coisas mais chocantes para muitos asiáticos é quando se espera estes hashis no arroz ou num prato, que é o costume adotado quando se homenageia os mortos, para os quais se fazem oferendas de alimentos. Isso é um hábito adotado por chineses e japoneses, principalmente os budistas.

clip_image004

Estrangeiros aprendem a usar o kuaizi na China

Na China, kuaizi é semelhante à expressão “rápido” e “filho” e muitos presenteavam o casal no seu casamento desejando que tivessem filhos rapidamente, quando ainda era hábito e desejado. Hoje, mesmo com a superpopulação chinesa, está havendo um declínio da população desde a adoção da política de um filho por casal, que se deseja alterar, mas não se consegue convencer a ter mais do que um, dado o elevado custo da criação e educação.

Com pequenas variações regionais e entre países asiáticos, jogar o pauzinho é considerado ato de falta de educação e muito vulgar, como no Ocidente seria atirar os talheres. Não se recomenda brincar com os pauzinhos, movimentar as tigelas e pratos ou fazer qualquer som batendo os mesmos ou os outros utensílios. Não se deve usar os pauzinhos para compartilhar alimentos, pois são de uso pessoal. Não se deve perfurar os alimentos com os pauzinhos, devendo se usar facas ou outros utensílios, principalmente quando em companhia dos mais tradicionalistas. Quando são servidos pratos na mesa, os comensais utilizam pauzinhos especiais, pois os dos participantes das refeições são levados à boca. Os pauzinhos não devem ficar na boca por muito tempo ou mastigados.

Também existem muitas supertições na Ásia sobre os pauzinhos. Quando se encontram dois pauzinhos de dimensões diferentes, acredita-se que poderá perder o trem, o navio ou o avião. Quando se derruba os pauzinhos, pode ser um presságio de má sorte.

Os pauzinhos estão sendo usados na Ásia para outras finalidades, como presentes com votos de filhos, cuidadosamente pintados para coleções e até para enfeitar os penteados das mulheres. Existem lojas que vendem uma grande quantidade de pauzinhos de variados tipos, que acabam sendo bons presentes para os amigos.

Existe também uma campanha para que pauzinhos descartáveis não sejam usados, dado o elevado número de árvores indispensáveis para o fornecimento das madeiras das quais são feitos os mesmos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: