Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Plano Para as Alterações Climáticas do Japão

28 de novembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002O jornal japonês The Japan News informa que o governo japonês aprovou um novo plano para enfrentar os problemas decorrentes das alterações climáticas naquele país.

Um pesquisador examina o novo arroz Sai no Kizuna, uma variedade resistente ao calor, produzido na Província de Saitama. Foto publicada no The Japan News

O governo japonês aprovou um novo plano para enfrentar em várias frentes os problemas criados pelo aquecimento global, o que poderia ser feito em outros países, inclusive o Brasil, em vez de ignorar estes problemas. Todos estão vendo que questões climáticas estão se multiplicando pelo mundo, sendo importante na região Pacífico da Ásia, inclusive no Japão.

Se a atual tendência de aquecimento global continuar, os japoneses preveem que a temperatura média para 2030 a 2052 deverá subir cerca de 1,5ºC em relação à atual, como previsto até pelas Nações Unidas. Isto aumentará os problemas climáticos que necessitam ser minorados com os conhecimentos científicos disponíveis. Para tanto, os japoneses estão atualizando as medidas da Lei de Adaptação às Mudanças Climáticas do governo, que conta com o apoio das variadas entidades relacionada ao problema no país.

Como o Japão é um arquipélago bastante acidentado, com muitas montanhas, tem havido muitos deslizamentos danificando as plantações, como de frutas nas encostas. Os japoneses planejam mudar os locais de plantios para os platôs mais elevados, onde os deslizamentos tenham menor possibilidade de ocorrer, decorrentes de chuvas intensas.

Na Província de Saitama está se desenvolvendo um arroz cujas plantas seriam mais resistentes ao calor intenso, como consta da foto acima, neste artigo. Sendo 15 centímetros mais baixa que a famosa variedade Koshihikari, ela torna-se mais resistente aos tufões. No Japão, são inúmeros os centros de pesquisa agrícola nas diversas províncias.

O Ministério da Agricultura do Japão está estudando os polders dos arrozais para poder absorver mais água durante as chuvas intensas. Também estuda a modificação dos solos férteis para evitar que sejam arrastadas pelas fortes chuvas.

Os especialistas japoneses recomendam que se estude os padrões das novas chuvas intensas que já estão afetando várias áreas do Japão. Desde que sejam inevitáveis estas enxurradas, estudam-se as formas para minorar os seus efeitos desastrosos.

Algo semelhante deveria ser estudado com intensidade no Brasil. Muitas chuvas intensas como secas prolongadas estão afetando mais o país, diante do aumento do desmatamento. Como o país é amplo envolvendo regiões de florestas como da Amazônia, os cerrados do Centro-Oeste, os agrestes do Nordeste e as áreas mais acidentadas do Sudeste brasileiro, há que se estudar medidas que sejam diferenciadas para os problemas das diversas regiões, que já vêm prejudicando sensivelmente a população. Não parece conveniente ignorar os problemas, pois acabam custando muitas vidas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: