Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problemas Eleitorais em Taiwan

27 de novembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

É evidente que, na disputa mundial entre os Estados Unidos e a China, o foco principal se encontra no Sudeste Asiático, sendo que Taiwan e Hong Kong são considerados pelos imagechineses como parte do seu país, acabando por ser influenciados pelo aumento da importância da economia chinesa, que continua crescendo mais rapidamente que a norte-americana.

Vitória dos partidários da China nas eleições regionais de Taiwan, comandado por Han Guo-yu, do Kuomintang. Foto do artigo no Nikkei Asian Review

Ainda que Taiwan e Hong Kong sejam considerados pela China como partes do seu território, cautelosamente são mantidos parcialmente independentes de forma pragmática. No entanto, o avanço econômico e político da China que ameaça superar a influência dos Estados Unidos, notadamente no Sudeste Asiático, tanto do ponto de vista econômico como político, fazem as disputas políticas ficarem mais acirradas.

Na eleição regional da semana passada em Taiwan, das 22 cidades e condados que tiveram eleições locais, os que insistem em se manter independentes da China caíram de 18 para seis. O apoio dos que insistem em manter Taiwan independente, que eram 56% de sua população caiu para 39%, enquanto o apoio ao partido que propõe maior integração com a China subiu de 31% para 49%, provocando a queda da presidenta Tsai Ing-wen. A próxima eleição presidencial está prevista para 2020.

Apesar da forte resistência que ocorre também em Hong Kong, a tendência continua sendo o fortalecimento das relações com a China. Na realidade, ainda que os chineses mantenham um regime autoritário, não se pode considerá-los socialistas, tendo mais características capitalistas com a rápida ascensão social dos chineses, que deixaram de contar com uma parcela importante de pobres, aumentando sua classe média, ainda que em níveis de renda modestos, na média.

Nas eleições de Taiwan, pesaram também problemas que não são econômicos e políticos, como o reconhecimento de casamentos de pessoas do terceiro sexo. Desfavorável para o LGBT, acabou-se exigindo que haja uma legislação especial para o assunto, ainda a ser proposto, sem que se assegure a sua possibilidade de aprovação.

Com a atual política de Donald Trump, observam-se no Sudeste Asiático dificuldades na continuidade dos intensos intercâmbios que reduzem as possibilidades de globalização, que beneficiaram países do Sudeste Asiático. Ainda que militarmente haja resistências também à China, os intercâmbios econômicos acabam tendo a sua importância na região.

Na China, os cidadãos de Hong Kong como de Taiwan são recebidos sem nenhuma limitação, facilitando relações comerciais e financeiras, de forma idêntica aos nascidos naquele país.


2 Comentários para “Problemas Eleitorais em Taiwan”

  1. Lucas Vitor
    1  escreveu às 13:55 em 28 de novembro de 2018:

    Prezado, acredito que há um erro nesta informação: “Nas eleições de Taiwan, pesaram também problemas que não são econômicos e políticos, como o reconhecimento de casamentos de pessoas do terceiro sexo. ”

    Não há um terceiro sexo, mas há uma diversidade na sexualidade que corre na linha entre os gêneros masculino e feminino. O correto é: casamento de pessoas do mesmo sexo.

    Sigo acompanhando o site e expresso meu sincero respeito e admiração pelo autor.

    Cordialmente,
    Lucas Vitor Rabêlo

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:52 em 28 de novembro de 2018:

    Caro Lucas Vitor,

    Dependendo do idioma utilizado e culturas diferentes entre muitos países a terminologia costuma ser diversas. Procuro escrever sobre diversos problemas que estão ocorrendo na Ásia. Obrigado por ler alguns deles.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: