Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Medalha de Ouro do Brasil nos 4x200m na China

14 de dezembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , , , ,

clip_image002Um resultado surpreendente foi obtido pela natação brasileira no revezamento de 4x200m, em piscina de 25 metros, superando a China, Estados Unidos e a Rússia, no Mundial de Natação realizado em Hangzhou, na China. Medalha de ouro para os jovens Luiz Altamir, Fernando Scheffer, Leonardo Santos e Breno Correia, quebrando o recorde mundial com 6m46s81. Parabéns a estes jovens, pois Leonardo Santos, o mais velho, só tem 23 anos.

Segundo a matéria publicada no site do Estadão, a disputa da final foi surpreendente, pois a equipe brasileira foi classificada para a final em sexto lugar. Começou e terminou muito bem, superando equipes altamente qualificadas como a dos chineses, russos e norte-americanos, ainda que enfrentando dificuldades pelo meio do revezamento.

Nesta competição, o Brasil já tinha conseguido no revezamento 4x100m uma medalha de bronze, com a participação do “veterano” Cesar Cielo. Pode se dizer que este resultado obtido nos 4x200m foi surpreendente a todos os que acompanham a natação brasileira, que já teve períodos mais brilhantes no passado e volta a se destacar no mundo, com o talento de alguns jovens.

Quando tudo indica que as prioridades do próximo governo brasileiro se voltam para outros aspectos, resultados desta natureza podem marcar um ponto de inflexão, pois nestes esportes não existem milagres, mas trabalhos duros ao longo de muita preparação até no nível internacional para se chegar a estes resultados.

O desenvolvimento de um grande país como o Brasil, mesmo com todas as suas dificuldades atuais, depende de muitos setores simultaneamente, não podendo se restringir somente a alguns resultados obtidos nas eleições, ainda que eles sejam importantes para a democracia brasileira, mostrando que as aspirações dos eleitores podem se tornar realidades.

O Brasil vem obtendo bons resultados, como no setor de agronegócios, mas é preciso mostrar que o país conta também com muitas outras áreas capazes de serem competitivas em nível internacional. Este marco agora conquistado tem um elevado valor simbólico, pois foram nos momentos de grandes dificuldades que a criatividade brasileira mostrou sua capacidade de se manifestar, superando as muitas barreiras existentes. Não será na moleza, mas com muita luta que se realizam “milagres”, que, se multiplicando, criam as condições coletivas das quais o Brasil necessita no momento. Temos recursos humanos, recursos proporcionados pela natureza e uma forte disposição de luta, que podem surpreender a todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: