Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esperanças Com as Pesquisas de Claude Troisgros

25 de janeiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , , , , ,

clip_image002Poucos conhecidos chefs brasileiros, com sólida formação da cozinha internacional como a francesa de Claude Troisgros, têm a oportunidade para conhecer in loco o que há de mais interessante no Brasil, especificamente no Nordeste brasileiro, em matéria principalmente relacionada com a gastronomia. Que possa ser mais bem aproveitada nacionalmente e no exterior pela sua qualidade.

O conhecido chef Claude Troisgros viajando pelo Nordeste brasileiro na sua moto, primeira matéria publicada por Josimar Melo na Folha de S.Paulo, que merece ser lida na íntegra

Apesar de se saber que a biodiversidade brasileira poderia ser mais bem aproveitada, principalmente na gastronomia mundial, pouco esforço se efetua para seu conhecimento e divulgação. Isto não ocorre somente no Nordeste, mas em todo o Brasil, sendo que prevalece no país a importada, notadamente pelos imigrantes que para cá vieram, dando a sua contribuição. O que os indígenas já utilizavam e que ficou mais conhecido até fora do país resume-se à mandioca e alguns poucos produtos que acabaram sendo reconhecidos no exterior, como o açaí. Mas quem percorre o Brasil nota que muitos outros produtos apresentam qualificações para interessarem os que apreciam a gastronomia em todo o mundo.

Alguns já correm o risco de extinção, como a lagosta e o pitu que precisam ser estimulados em suas produções, não podendo depender somente de sua pesca em determinados períodos do ano, mais críticos para a sua reprodução. Alguns outros decorrem dos hábitos utilizados no passado, como a carne de sol que ficava sob o assento nos cavalos. Menciona-se agora a palma que, nos períodos de seca acentuados, são utilizados pelos animais, mas que poucos humanos experimentaram.

Muitas frutas exóticas, como a jabuticaba, já são conhecidas, mas as demais do Nordeste brasileiro, como a pitanga, não ganharam ainda reconhecimento. Mas existem muitas outras que são conhecidas no sertão daquela parte do Brasil, sem ganharem usos mais elaborados.

Muitas famílias locais já encontram formas de uso na sua alimentação, que ainda não são de amplo conhecimento do público nem dos especialistas em cozinhas. As viagens mais constantes destes chefs conhecidos podem divulgar mais amplamente formas mais elaboradas dos seus usos, que podem ganhar mercado no Brasil e no exterior. O Brasil é muito amplo, as condições regionais diferenciadas e certamente haveria formas adicionais de seus usos adequados na culinária.

Esperamos que esta viagem que está sendo feita por Claude Troisgros ajude a ampliar os usos mais sofisticados de muitos produtos desta ampla biodiversidade, que tem suas características próprias que estão sendo descobertas em outras partes do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: