Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

São Paulo da Garoa, São Paulo é Terra Boa…

25 de janeiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Na minha infância, cerca de 80 anos passados, São Paulo era uma terra que no inverno não se chegava a ver mais do que a ponta do nariz, com o forte nevoeiro que subia com a umidade que vinha do solo, onde o mato ainda dominava parte das áreas ocupadas pelas casas que iam se estendendo para a sua periferia. Ainda não havia poluição. O bonde era um sistema importante de transporte, lotado até os seus estribos, onde os estudantes para irem à escola tinham que madrugar para toma-los em direção aos bairros, para ficarem bem acomodados com destino ao bairro da Liberdade.

O bonde era um sistema de transporte importante em São Paulo na década dos anos 1940

Nasci na Maternidade de São Paulo, em 1938. Minha família morava ainda no Bairro da Liberdade e o normal era as parteiras atenderem às gestantes nos seus partos em casa, com a ajuda de algumas amigas. Mas o tamanho do ventre de minha mãe era grande e desconfiava-se sobre a possibilidade de dar à luz gêmeos, numa época em que não havia como se saber antecipadamente o que iria acontecer. Para uma eventualidade de um parto mais complicado, optou-se pelo uso de uma maternidade. Como minha mãe entendia pouco da Língua Portuguesa, ela simplesmente sorria para os que a atendiam, que entenderam que o nome Paulo seria conveniente por ter nascido no estabelecimento com este nome, sem o que não era possível se dar alta na maternidade.

Durante a guerra, como muitos outros japoneses e seus descendentes, fomos evacuados da proximidade do Centro da cidade, para ir morar na região da Praça da Árvore. Como a escola primária que frequentei, a Piratininga (antes Taisho), ficava na Liberdade, tinha que tomar um bonde até a Rua São Joaquim. O que fazia sozinho, desde o primeiro ano do primário, o que era usual para todos.

clip_image004Já eram frequentes as greves nos transportes, para evitar que todos pudessem chegar aos locais dos seus trabalhos. A solução era caminhar muitos quilômetros com menos de dez anos. Mas era o normal para todos. E a cidade continuava a atrair brasileiros de outras partes do país, como do exterior, que vieram contribuir para a sua grandeza.

São Paulo era famosa pelas suas garoas, que inspiravam até canções populares

A cafeicultura e os imigrantes vindos de toda parte para a cidade contribuíram para a sua industrialização que contribuíram para tornar São Paulo o centro metropolitano mais importante do país. Hoje, enfrentam-se alguns problemas, mas o que parece mais carente é a falta de administradores públicos como a visão de estadistas.

Prestes Maia traçou suas principais vias que até hoje são os marcos importantes desta cidade. Vales pouco valorizados deram lugar para suas principais avenidas e até túneis foram construídos para superar cruzamentos importantes, como o da Nove de Julho.

Não se compreende que a cidade que conta com o vale do Tietê de um lado e o vale do Pinheiros de outro, separados por grandes espigões, não contem com túneis que são mais baratos, para se evitar cruzamentos importantes. Parece que se perdeu uma visão de prazo mais longo, que marcaram grandes cidades como Paris, que enfrentaram mais dificuldades.

Mas o mais importante que caracteriza uma metrópole como São Paulo é a sua população e a cultura que está se consolidando com a contribuição de todos. Em todos os setores, São Paulo se destaca no Brasil, continuando a ser um dos mais importantes do mundo. A maioria dos paulistanos continua insistindo em superar as suas dificuldades, preferindo esta cidade a outras mesmo no mundo globalizado.



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