Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Empresas Japonesas Usam Máquinas de Construção com 5G

1 de fevereiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Empresas japonesas procuram superar as limitações de recursos humanos conseguindo que máquinas pesadas sejam movimentadas nas construções civis remotamente, utilizando as tecnologias de 5G.

clip_image002

Empresas japonesas estão movimentando equipamentos de construção civil remotamente, usando tecnologias 5G, conforme esquema publicado no Japan Today

Um consórcio formado pela NEC, KDDI e a Obayashi está construindo desde dezembro do ano passado usando com sucesso uma nova tecnologia 5G para controlar remotamente os equipamentos para a construção civil. Todos sabem que o Japão conta com limitações de recursos humanos, mesmo com as licenças para trabalhos temporários de asiáticos no Japão. Novos edifícios estão sendo construídos usando esta tecnologia.

Estes equipamentos podem ser utilizados também em desastres naturais como terremotos, quando ocorrem grandes deslizamentos de terra. Os sistemas até agora empregados utilizando o Wi-Fi exigia uma defasagem de algum tempo, o que passa a não existir mais com as novas tecnologias 5G.

Como muitas máquinas são utilizadas simultaneamente, existem riscos de choque nas tecnologias tradicionais. As novas comunicações da geração 5G estão funcionando adequadamente, com um total de oito câmeras, três câmeras 2K e uma câmera multidirecional, instaladas nas máquinas de construção. As operações a distância ocorreram como se os operadores estivem a bordo das máquinas.

Tradicionalmente, como nos desastres, as comunicações teriam que utilizar fibras óticas, mas com as novas tecnologias 5G as comunicações são simultâneas para muitos equipamentos, aumentando a eficiência da operação. Experimentalmente, o sistema vem funcionando desde fevereiro do ano passado e as empresas desejam multiplicar os casos em que estas novas tecnologias sejam aplicadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: