Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Inicia Campanha Para Reduzir Usos de Plásticos

11 de fevereiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002 Reconhecendo que o Japão continua utilizando muitos materiais plásticos que não são biodegradáveis, lançou-se naquele país uma Política Básica Revisada sobre a Promoção de Aquisições Verdes, por iniciativa do governo. As lojas existentes nas dependências do governo começam a assinar novos contratos a partir de abril proibindo seus usos. A agência noticiosa Kyodo distribuiu um artigo sobre o assunto que está nos principais jornais japoneses.

O governo japonês decidiu proibir, em princípio, o uso de canudos plásticos e talheres em suas cafeterias e parar de distribuir garrafas de plástico para os participantes de conferências em suas dependências, em sua mais recente política de uso de materiais ecologicamente corretos.

A política será aplicada em todas as instituições do governo central, incluindo ministérios, tribunais e agências regionais, quando eles começarem a assinar novos contratos a partir de abril. A medida acontece quando o Japão busca mostrar seus esforços para reduzir o uso de plástico antes de sediar a cúpula do Grupo dos 20 em junho. Qualquer tipo, mesmo de sacolas e malas, devem conter produtos não poluentes.

As lojas serão estimuladas a oferecer aos seus clientes, mesmo fora das dependências do governo, materiais que não provoquem a poluição ambiental.

O Japão está reconhecendo que estava ficando para trás na redução dos plásticos, quando comparado com países como a China, que era até alguns anos passados dos mais poluidores. Atualmente, os Estados Unidos continuam o campeão seguido do Japão, segundo dos dados do Programa Ambiental das Nações Unidas. Estes países foram criticados por não assinarem, no Grupo dos Sete, no Canadá, a carta para evitar plásticos nos oceanos, em junho passado. Esta decisão tornaria todas as indústrias envolvidas na produção de plásticos recicláveis até 2030, além de reduzir significativamente o uso desnecessário de plásticos descartáveis.

Os críticos no Japão assinalam que as medidas tomadas são insuficientes, pois não indicam as formas pelas quais as reduções dos usos dos plásticos ocorram de forma concreta nos próximos anos no Japão.

O Brasil, que conta com materiais abundantes biodegradáveis como a celulose, necessita também acelerar os seus programas para as substituições dos plásticos por sacolas de papel. Bem como todos os outros materiais, trocando garrafas plásticas pelas de vidros e outras formas para evitar a poluição ambiental que está insuportável a prazo médio.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: