Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Por Que Simplificar se é Possível Complicar

21 de fevereiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Os PhDs como os formados em Chicago contam com dificuldades compreensíveis para elaborar versões como o do projeto de reformulação da Previdência Social compreensível para a população mais simples, ainda que todos entendam que necessitam ser duras e antipopulares. Alguns congressistas já manifestam que, se for aprovado, o projeto ajudará a aumentar o emprego, uma mera crença que pode não corresponder à realidade senão num prazo muito longo. Isto certamente ocorrerá com o aumento de instituições que assistam às empresas como os novos empregados a entenderem as opções que devem ser feitas, mesmo com o projeto ainda no início de uma longa negociação. Mas os custos da burocracia também produzem os mesmos efeitos dos aumentos dos custos das contribuições que estão previstos na folha de pagamentos.

clip_image002

Foto da paralisação dos operários da GM em São José dos Campos publicada artigo do O Globo, que vale a pena ser lido na íntegra

Também a Ford anuncia o encerramento de sua fábrica no ABC, pois não consegue manter condições competitivas no mercado internacional de veículos. O fato objetivo é que as burocracias envolvendo as folhas de pagamento acabam incorporando custos que nem sempre existem em outros países.

clip_image004

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC convoca greve diante do anúncio da Ford de que encerrará suas atividades na fábrica na região

Uma charge publicada por Agatha Caroni na Folha de S.Paulo reflete o drama de um trabalhador que terá que trabalhar até 2059 visando obter uma aposentadoria decente. Uma interlocutora afirma que, no máximo em 2031, um robô substituirá este empregado.

Mesmo que o projeto seja adequado para resolver os grandes problemas brasileiros, os parlamentares que necessitam aprovar a reforma constitucional tendem a ser sensíveis aos problemas concretos dos seus eleitores, que se comunicam hoje com seus parlamentares utilizando as redes sociais. Provavelmente, o problema da comunicação social será um dos maiores,e até agora o novo governo não tem se mostrado possuir a eficiência que se espera nesta área. O rolo compressor que o novo governo parece montar, pode deixar sequelas que custarão muito.

Tudo indica que o projeto apresentado pelo governo está entre os que mais se preocupam com os trabalhadores modestos, sobrecarregando os mais privilegiados. No entanto, isto necessita ser explicado de forma muito clara, de forma compreensível para a grande massa dos que podem receber aposentadorias mais modestas. Há que se considerar que os funcionários públicos privilegiados estão entre os que mais podem influenciar os parlamentares que decidirão o assunto. Estes privilegiados necessitam contribuir para fundos de aposentadoria privada, para contarem com recursos no fim de suas vidas.

Também se entende que o novo governo pretende desonerar os pesados impostos que recaem sobre as empresas, notadamente incidentes sobre a folha de pagamentos, restringindo-os aos dividendos pagos, de forma a estimular os investimentos. Isto também é de difícil compreensão da população, até porque o Brasil não vem sendo capaz de tributar os volumosos ganhos de capital, onde parte expressiva está no nível municipal.

Há que se entender que a economia é extremamente dinâmica e o estabelecimento rígido de regras que hoje seriam adequadas e podem ser superadas nos próximos anos. As incertezas são muitas, não havendo conveniência que a Constituição brasileira, que já é demasiadamente detalhada, acabe incorporando muitas regras, que acabam sendo flexibilizadas pelo Judiciário, que concentra os maiores ganhos dos servidores no setor público.

De qualquer forma, o papel do governo é muito complexo. Muitos eleitores votaram em Jair Bolsonaro acreditando que ele teria a disposição de enfrentar resistências respeitáveis. Só se espera que isto ocorra, com a população compreendendo que está fazendo grandes sacrifícios, tendo em vista não seus interesses imediatos e individuais, mas os nacionais e num prazo mais longo. Há que se encontrar gênios que sejam capazes de explicar tudo isto de forma muito simples.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: