Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Vantagens das Pontualidades Chinesas

26 de fevereiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002Um artigo publicado por Wang Keju no China Daily informa que foi efetuada a inspeção dos voos 19 dias antes do programado no novo Aeroporto Internacional de Beijing Daxing. Todos sabem que os custos de grandes projetos se elevam com seus atrasos como os observados no Brasil.

Foto do interior do novo Aeroporto Internacional de Beijing Daxing, que está com a construção adiantada em relação ao cronograma previsto, publicada no artigo do China Daily, que vale a pena ser lido na íntegra

Todos os grandes projetos de infraestrutura, em qualquer país do mundo, aumentam seus custos na medida em que ficam atrasados em relação ao cronograma previsto. Entre outros fatos, os canteiros de obras implicam em custos adicionais quando as obras não são concluídas, como acontece com grande frequência no Brasil. Muitos projetos chineses acabam ficando com seus custos reduzidos, pois os prazos para a sua execução são curtos.

Muitos alegam que isto decorre do regime político autoritário que prevalece na China. Mas também no Japão e outros países asiáticos algo semelhante ocorre, mesmo que se tenha que trabalhar até de noite, para não atrapalhar as demais atividades. Isto vem ocorrendo nas construções do sistema metroviário nas grandes cidades e nos projetos ferroviários de elevada velocidade.

Muitos projetos chineses apresentam suntuosos aspectos arquitetônicos que fazem invejas aos ocidentais, pois, sendo internacionais, devem receber muitos estrangeiros. Hoje, os maiores aeroportos do mundo já se encontram na Ásia e, dada à dimensão dos mesmos, muitas esteiras rolantes estão à disposição dos passageiros para evitar caminhadas de seus pontos de chegada até o acesso as suas bagagens e as inspeções dos documentos para ingresso naqueles países.

No caso chinês, já houve voos experimentais, com total sucesso, ainda que a conclusão final esteja prevista para 30 de setembro. Encurtar os prazos de execução resulta em economias importantes, pois acabam liberando os equipamentos e recursos humanos que são utilizados. Este novo aeroporto conta co quatro pistas, seis sistemas de aterrissagem, instalações de iluminação e outros serviços, que serão testados até a sua inauguração final.

Para quem duvida desta capacidade de execução dos chineses, basta ver o que fizeram na última Expo Shanghai, quando construíram nada menos do que 600 quilômetros de metrô em poucos anos. Os ônibus para o transporte interno eram elétricos e carregados nas paradas, quando os passageiros subiam ou desciam, em fios para abastecimento. Os chineses estão com tecnologia de ponta para diversos setores de sua infraestrutura.

Muitos atrasos acabam propiciando oportunidades para a corrupção o que está sendo ferozmente combatido na China, ainda que lamentavelmente ocorra até no Brasil.


2 Comentários para “Vantagens das Pontualidades Chinesas”

  1. Irene Pires
    1  escreveu às 18:32 em 26 de fevereiro de 2019:

    Gostei do texto! Beijinhos!

    Irene

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 20:42 em 27 de fevereiro de 2019:

    Cara Irene Pires,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: