Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inconveniências da Exagerada Radicalização

12 de março de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Manuel Oliveira Lima, que escreveu o livro “No Japão – Impressões da Terra e da Gente”, publicado em sua primeira edição em 1903, deixou-nos uma importante lição entre muitas outras, ele que foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Contribuí para uma edição mais recente deste seu livro. Ele observou que as primeiras impressões sobre um país e seu povo, que costumam ser boas, devem ser registradas. Mas, com o tempo, vão se notando também as mazelas que devem fazer parte para a avaliação definitiva. Ele, cujo trabalho mais importante foi sobre D. João VI, analisou os principais impérios europeus clip_image002daquela época, onde os Habsburg, da Áustria, eram importantes, tendo enviado ao Brasil a que se tornou a princesa Leopoldina, com todos os cientistas europeus que constituíam a sua comitiva. Ainda que não de forma explícita, ele tinha com o que comparar o Império Meiji do Japão de então. É algo parecido com o que os cientistas fazem hoje nos estudos mais sérios.

Foto de Manoel de Oliveira Lima, que por ser um rival do Barão do Rio Branco, foi enviado ao Japão quando se preparava a instalação da embaixada do Brasil naquele país, numa publicidade sobre sua biografia

Hoje, o uso exagerado das redes sociais com informações rápidas, mas superficiais e nem sempre corretas, ajudam a aumentar a infeliz radicalização até política que em nada contribui para uma convivência mais racional de grupos que pensam de formas diferentes. O atual presidente do Brasil vem postando suas opiniões muitas vezes francas que provocam desgastes na sua imagem e em nada ajudam o seu governo. Algo parecido também ocorre com o presidente dos Estados Unidos com prejuízos até mundiais.

Muitos acabam reagindo com opiniões mais emocionais do que racionais. Entre os jovens, parece que muitos não se dão mais ao trabalho de lerem além de alguns parágrafos, o que, na maioria das vezes, acaba sendo insuficiente para avaliações mais completas de situações extremamente complexas. Ainda que as reações do coração também sejam importantes, um mínimo de racionalidade proveniente do cérebro acaba sendo necessário, pois, lamentavelmente, quase todas as ações exigem usos de recursos escassos, havendo que se estabelecer prioridades de alguns investimentos sobre outras. Além de existirem regras em todos os países que necessitam ser respeitadas, sem a interferência do exterior.

Lamentavelmente, a maioria das conquistas que todos desejam implica em sacrifícios de outras aspirações ou custos para gerar os recursos indispensáveis. Os desagradáveis economistas costumam dizer que não costuma existir um lanche grátis, o que precisa ser transmitido de forma compreensível e aceitável. Sempre há uma necessidade de avaliar o que proporciona maior vantagem para todos, principalmente para os menos privilegiados da população. Uma concentração exagerada das rendas e patrimônios acaba sendo difícil de ser sustentada ao longo do tempo, sem provocar uma reação política.

Parece conveniente que se considerem as vantagens pessoais, mas também o que isto provoca para a coletividade da qual fazem parte. Quando se discute, por exemplo, as necessidades das reformas como da Previdência Social, há que se considerar, realisticamente, os parlamentares que são motivados pelos seus eleitores, entre eles os funcionários públicos que gozam de privilégios exagerados e possuem uma forte influência política. O interesse nacional acaba sendo algo abstrato. De outro lado, os mais necessitados não contarão com o tempo dos recursos mínimos para receber suas parcas aposentadorias no futuro. Na medida em que o capital político do novo governo venha a desgastar rapidamente, pode-se chegar a uma lamentável situação que as muitas reformas indispensáveis não sejam aprovadas.

Seria desejável que os jovens procurem se inteirar dos problemas de forma mais completa, na esperança que soluções mais pragmáticas possam ser aprovadas, mesmo que não sejam de seu completo agrado. Isto acaba acontecendo até com eventos empresariais internacionais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: