Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Ovo Condenado Pelo seu Consumo Exagerado

20 de março de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Um artigo de Lindsey Tanner publicado no Japan Today faz uma menção ao consumo exagerado de ovos pelos adultos, que podem provocar inconvenientes cardíacos constatados em pesquisas científicas. O mesmo já aconteceu com o camarão. Mas os japoneses diferenciam as formas como são preparados e a combinação com outros produtos nas refeições.

O consumo dos ovos são saudáveis ou prejudiciais?

Quando fui morar por um período no Japão, evitava o consumo de camarão entendendo que poderiam facilitar a ocorrência de problemas cardíacos. Um amigo médico japonês, com gerações administrando um hospital, informou-me que havia que se considerar como os camarões eram consumidos, sabendo-se que no Brasil havia o hábito de fritá-los com óleos que ficavam saturados. No Japão, muitos eram consumidos utilizando-se produtos derivados da soja que tendiam a neutralizar estes efeitos.

Também nos ovos consumidos nos breakfasts dos norte-americanos acompanhados de bacon frito, possivelmente este produto tende a aumentar os problemas cardíacos. Evitando-se o uso de óleo saturado, por exemplo, em omeletes com outros componentes saudáveis, estes danos tenderiam a ser minimizados nos seus conteúdos de colesterol. Principalmente, se nas refeições forem combinados com outros produtos derivados da soja, como um exemplo. No fundo, uma alimentação equilibrada pode resultar em informações de pesquisas mais favoráveis, sempre sem exageros.

O artigo mencionado informa que a American Medical Association está indicando online os novos resultados das pesquisas nos Estados Unidos. Informam também que pesquisadores da Feinberg School of Medicine da Universidade Northwestern, além de reunirem outros estudos efetuados no passado, analisaram os dados de quase 30 mil adultos, por um período longo de 17 anos, e o consumo de mais de um ovo e meio diariamente aumentavam em 17% as chances de desenvolver doenças cardíacas. Mas existem outras vozes de pesquisadores que questionam os resultados, pela falta de outras informações mais completas como os ovos foram consumidos.

Também outros hábitos, como exercícios físicos, sono adequado e controle do peso, parecem recomendáveis, não se isolando somente ao consumo ou não dos ovos.

Outros produtos como o café e o chocolate também sempre são questionados pela imprensa. Encontrei uma instituição no Japão que dava pareceres sobre o café, sendo que metade era a favor e a outra metade contra, dependendo de quem requeria os mesmos. Parece que todas estas informações devam ser consideradas com todo o cuidado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: