Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Que Há de Melhor em Tóquio

6 de março de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Existem pessoas que conhecem superficialmente o Japão e acham que já é um país decadente, com sua população se reduzindo e envelhecendo, sendo incapaz de compreender o alto nível de seu bem-estar para a população, que continua incorporando o que de há de melhor no mundo, adicionando também a sua contribuição. Jessica Esa publica um artigo no Japan Today falando dos becos escondidos na região de Harajuku, que vai de Shibuya a Omotesando, reunindo algo muito raro de ser observado em outras regiões clip_image002ricas do mundo. Para que viajou mais de 100 vezes ao Japão, lá morou e trabalhou, desperta uma vontade louca de usufruir mais vezes de suas maravilhas, de um povo que se distingue pela qualidade de serem corteses, notadamente com os estrangeiros.

Nesta região mais preciosa de Tóquio, a estação ferroviária de Harajuku fica com uma área predominantemente verde à sua retaguarda e à frente com a famosa mundialmente Omotesando, distando uma estação de metrô da embaixada do Brasil, onde ocupei um escritório

Segundo a articulista, com a qual concordo plenamente, as ruelas escondidas, que vão da famosa Shibuya até esta estação de Harajuku, reúnem um conjunto de atrações raras no mundo, como em Paris, Londres, Nova York e Xangai, conhecida como Urahara (simplificação de atrás de Harajuku). Um Museu de Arte Ota Memorial conta com nada menos de 12 mil peças de ukiyo-e, xilogravuras de Tsukioka Yoshitosh a Hakusai. O templo xintoísta Hatanomori é uma atração famosa, para destacar o aspecto cultural.

Nestas ruelas da região estão milhares de pequenos estabelecimentos, desde para vendas de artesanatos (que no Japão se confunde com arte) como também para refeições ligeiras da melhor qualidade, a preços modestos. Muitos cafés oferecem também guloseimas saudáveis, por não serem demasiadamente doces e gordurosos. Omotosando está ocupado pelas fabulosas lojas de design internacional, entre eles muitos japoneses que se consagraram no mundo.

clip_image004

Um dos muitos estabelecimentos para relaxar um pouco nos becos de Harajuku

Existem estabelecimentos tradicionais do Japão, como os provenientes do exterior, que apresentam adaptações para os hábitos japoneses, sendo predominantemente saudáveis. Eu e minha esposa encontramos saladas de vegetais, quando uma parte não era do nosso conhecimento. Entre os tradicionais japoneses sempre havia um toque de modernidade, diferindo dos que são encontrados usualmente naquele país.

Para quem deseja fazer compras, de produtos criativos e mesmo a preços razoáveis, os japoneses utilizam o chamado furoshiki, um simples lenço que serve para embalar e transportar praticamente quase todos os tipos de produtos, inclusive com aulas sobre suas possibilidades.

clip_image006

                                                       Alguns tipos de furoshiki

Para quem viajou praticamente o mundo todo, quase sempre em atividades profissionais, observa que no Japão, apesar da redução e envelhecimento da sua população, um número crescente de estrangeiros, tanto profissionalmente como para o turismo internacional crescente, havendo ambientes atrativos para todos, dentro da melhor qualidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: