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Novas Verduras e Legumes Proliferam no Japão

21 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

Um artigo de Takashi Sakinaga informa que estão se proliferando novos vegetais no Japão que podem ser consumidos sem cozimento, economizando tempo das donas de casa, além de proporcionarem novos sabores que não eram conhecidos pelos consumidores.

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Foto do produtor Misao Osada, que examina nova acelga que pode ser consumida crua, oferecendo novos sabores e alternativas no seu preparo, constante do artigo no site do Yomiuri Shimbun

Como em muitos países no mundo, os consumidores desejam experimentar alimentos novos com sabores diferentes, que possam ser consumidos crus, exigindo um mínimo de trabalho no seu preparo. O Japão vem importando vegetais, como cruzando os mesmos criando novos produtos que ficam à disposição dos consumidores que desejam experimentar novas saladas que possam ser consumidas de forma rápida, exigindo um mínimo de trabalho nos seus preparos.

O produtor Misao Osada vende seus produtos num estande à beira da sua propriedade três vezes por semana, já ensacados como preparados para serem consumidos com o mínimo de lavagem. Ele oferece novas acelgas e alfaces romanas.

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                Foto de uma acelga crua enrolando pedaços de frango, servidos como saladas

Um cliente informa que os legumes são frescos e podem ser consumidos depois de lavá-los. O seu produtor cultiva cerca de 100 variedades a cada ano na sua propriedade de 1,2 hectares.

Segundo o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, estes tipos de produtos estão em crescimento, sendo de 70% entre os anos 2000 a 2016, enquanto as verduras tradicionais estão em declínio.

Entre estes produtos está a couve encaracolada, que pode ser consumida transformada em suco, o chamado aojiru (caldo verde), amplamente utilizado pelos consumidores japoneses. Também existem os híbridos de couve de Bruxelas que podem ser consumidos depois de cozidos, como as pimentas que não são ardidas, podendo ser consumido pelas crianças. Um pequeno repolho chinês chamado hakusai, que é tão minúsculo que está sendo chamado de chouchou. Os produtores de sementes estão oferecendo estes produtos para pequenos agricultores. Eu mesmo tive a oportunidade de experimentar alguns deles em bairros elegantes de Tóquio. Uma novidade que atrai os clientes é o chamado repolho negro, de origem italiana.

Existem empresas, produtoras de sementes, que estão ensinando os consumidores japoneses como preparar novos pratos usando estes produtos. O alvo principal são mulheres que trabalham, dispondo de pouco tempo para o preparo dos seus jantares para a família.

Muitos produtos, como bardana e abóbora, estão sendo oferecidos semipreparados, de forma que o seu consumo possa ser feito sem exigir muito tempo para seus preparos, bastando ser colocados no micro-onda. Os supermercados, lojas de conveniência e até lojas de departamento estão facilitando os consumidores japoneses, com produtos que, com um mínimo de toque pessoal, possam ser utilizados nos jantares saudáveis.



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