Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exageros na Possibilidade de Apreciação do Café

11 de junho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , , ,

clip_image002Um artigo publicado por Teruo Miyazawa no Yomiuri Shimbun mostra o exagero a que se chegou na unidade de Starbucks Reserve Roastery Tokyo, onde os apreciadores de café podem assistir ao “show” onde o café em grão torrado passa por um contêiner de armazenamento de 17 metros de alturas.

Foto do estabelecimento do Starbucks Reserve Roeastery, em Tóquio, constante do artigo publicado no site do Yomiuri Shimbun

O apreciador de café pode verificar os grãos de café sendo torrados e processados numa grande máquina com mais de dois metros de diâmetro. O torrador Komugi Sugita fala aos clientes sobre os grãos verdes que vão se tornando dourados e marrons escuros, mas nem todos sabem dos diversos cafés que são misturados para chegar a um “blend” que dá o sabor adequado.

Evidentemente, o perfume que se espalha pelo estabelecimento deve impressionar os clientes. Para quem nunca passou pelo espetáculo do café que será usado para produzir a bebida que será servida, certamente é uma atração marcante. Mesmo nas torradeiras mais rudimentares, quando o café é torrado, o seu aroma se espalha por uma grande área.

Da cereja de café colhido do cafeeiro, ele é secado num terreiro, ficando somente o grão que será aproveitado depois do seu beneficiamento. Ele é embalado numa sacaria para o comércio interno e até para a exportação. Mas, para se obter o sabor apreciado pelos clientes, efetua-se um “blend”, que é a mistura do café de diversas origens e qualidades, sendo o que é mais recomendado pelos especialistas tem uma determinada acidez. Os provadores de café colocam na boca somente uma espécie de água morna para identificar a sua qualidade e depois se livra desta bebida.

No passado, imaginava-se que os asiáticos, que tradicionalmente consomem muitos tipos de chás, não seriam bons apreciadores de café. No entanto, tudo indica que as papilas degustativas dos que sabem apreciar diferentes bebidas acabam demandando todos os tipos delas. Como hoje existe um tipo de café cujo sabor é mantido mesmo frio, já existem alguns estabelecimentos que estão servindo o café num cálice, à semelhança do vinho.

Apesar do artigo se referir a uma torrefação da Austrália, pelo que se sabe historicamente foram, os italianos e os europeus que aperfeiçoaram as formas de extração de boas bebidas do café, inclusive nas formas práticas que chegaram às atuais cápsulas utilizadas domesticamente e até em alguns estabelecimentos comerciais.

No Japão, como em praticamente toda parte do mundo, estão se multiplicando muitas redes que fornecem cafés como bebidas, também como moídos para o seu preparo. Com a generalização dos consumidores, tudo indica, o seu mercado continuará se ampliando.

No Brasil, diversos tipos de café eram produzidos, variando por regiões. Com a generalização dos “blends”, todos estão encontrando uma boa demanda. Também estão se multiplicando os consumos de cafés de elevadas qualidades, com bebidas de sabores sofisticados, capazes de competir com os considerados os melhores do mundo. Também há necessidade de se preparar o aumento da disponibilidade para a exportação, pois o Vietnã se tornou o segundo produtor mundial, superando a Colômbia, e a China começa a aumentar a sua produção.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: