Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Guerra Comercial que Prejudica a Muitos

5 de junho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Começam a se multiplicar casos específicos de empresas que podem ser potencialmente afetadas na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, não se sabendo onde a confiança fundamental para o incremento de relações sadias acabará tendo seus efeitos. O site da Bloomberg menciona casos específicos que já aumentam as preocupações, envolvendo a FedEx e a Boeing Comercial, que absorveu a Embraer.

clip_image002

O principal mercado dos aviões da Embraer era a China, não se sabendo agora o que vai acontecer com a Boeing Comercial que a absorveu

Com o boicote dos Estados Unidos aos produtos da Huawei, as autoridades chinesas preparam uma ampla lista de produtos de empresas norte-americanas que podem sofrer retaliações como contrapartida. Já se informa que a FedEx, que alega que se enganou na entrega de produtos na China, está sendo encarada como um caso, visando prejuízos objetivos às empresas chinesas, como noticiado num artigo publicado no site da Bloomberg.

A Boeing norte-americana, que já vinha enfrentando problemas em todo o mundo como os que afetaram o seu 737 Max, passa a contar com a possibilidade que na absorção da Embraer, que contava com expressiva presença no mercado chinês, seus aviões possam também ser boicotado pelas autoridades chinesas, fazendo parte de uma longa lista de empresas que podem sofrer restrições na China.

Este tipo de medida mal pensado pelo presidente Donald Trump acaba tendo a possibilidade de uma amplitude difícil de ser imaginada, pois o mundo está extremamente globalizado, contendo componentes vindos das mais variadas partes. Com o tempo, vão se identificando os casos mais cruciais, que em nada colaboram com o mundo. A desconfiança das possibilidades de retaliações acaba exigindo muitos cuidados adicionais, em nada contribuindo com o que exige confiança.

Acabam sendo ingênuos os que imaginam que podem tirar vantagens da atual crise e já existem até alternativas que estão sendo consideradas, afetando os chineses, os norte-americanos e o resto do mundo. Difícil imaginar que alguém possa ganhar algo com estas restrições adicionais que podem estimular outras novas. Quando o mundo se beneficiou com a globalização, todos acabaram ganhando mais possibilidades de bons negócios.

Não se pode acreditar que algumas medidas isoladas acabarão ajudando a superar as dificuldades que estão sendo acumulados. Até que se volta a uma tendência de expansão da economia mundial, tudo vai exigir trabalhos em grande monta, desmontando as desconfianças que se estão se acumulando. Mas tenhamos esperanças que a racionalidade volte a beneficiar a muitos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: