Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Influência Ibérica na Culinária Japonesa

11 de junho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Depois de mais de cinco séculos das primeiras presenças dos jesuítas espanhóis e portugueses no Japão, volta à moda naquele país o chamado namban zuke, que são peixes cozidos marinados com legumes frescos, do tipo escabeche mediterrâneo. O assunto consta do artigo da chef Mari Nameshida, publicado no site da The Japan News.

Foto constante do artigo publicado no site do The Japan News

A chef Mari Nameshida dá aulas de culinária e o namban zuke é muito popular, principalmente para as alunas que não são de origem japonesa. Ela costuma utilizar os peixes cavala, salmão ou sardinha, e acaba ficando com um ligeiro gosto de um picles, pois é coberto por legumes marinados. A expressão namban zuke significa influência ibérica com sabor marinado. Como o Japão ingressa agora no verão, este tipo de prato é fresco é extremamente apreciado.

Além dos produtos cozidos temperados com pimenta e vinagre, também existem outros de influência ibérica, como o tempura (fritura, que pode ter vindo do “tempero” ou “tempore”, por se evitar a carne durante a Semana Santa no passado). Também o bolo conhecido no Japão como “Castela” certamente veio da península ibérica.

Os peixes utilizados nestes pratos costumam ser cobertos ligeiramente com amidos de batatas, farinhas de trigo e até farelo de restos de pão, antes de serem fritos, havendo os que utilizam pequenas porções de ovos. Evita-se muito óleo e os ossos não são utilizados.

Entre os legumes usados, costumam figurar a cebola, cenoura e o pimentão, mas também alguns utilizam outros produtos como o nabo, todos em pequenas tiras. Outros também usam berinjelas japonesas e até o cabocha, a abóbora japonesa, em pedaços um pouco maiores.

Existem pessoas que apreciam estes pratos mornos ou até frios, como uma espécie de aperitivo para acompanhar um vinho. Muitos mantêm estes pratos na geladeira até por dias.

O fato concreto é que está havendo uma crescente globalização até na culinária, absorvendo o que existe de bom na Europa e na Ásia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: