Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Força da Inércia Política nos EUA e no Brasil

31 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Muitos analistas cometem o erro de subavaliarem as forças políticas daqueles que estão no poder, como de Donald Trump ou de Jair Bolsonaro, que com seus frequentes pronunciamentos pessoais bombásticos, nacionalistas e populistas aparentam aumentar as possibilidades eleitorais dos seus opositores. No entanto, eles vêm conseguindo consolidar suas posições para preservar o comando político por longos períodos, num quadro político hoje bem diversificado em todos os países.

clip_image002

Os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump que, mesmo com seus pronunciamentos bombásticos, tendem a preservar o poder político em seus países

Ainda que muitos observadores fiquem contrariados com os frequentes pronunciamentos polêmicos dos presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro, tudo indica que seus controles políticos em seus países continuam firmes, tendência que poderá se manter por longos períodos. Tanto para seus novos mandatos como até conseguirem sucessores de suas preferências, por mais que a política seja sempre uma caixa de surpresas.

Nos Estados Unidos, os democratas parecem bastante divididos entre partidários de seus muitos candidatos, não despontando uma liderança capaz de se contrapor ao atual presidente Donald Trump. No Brasil, ainda que mal se estejam colocando as primeiras reformas consideradas indispensáveis, tudo indica que Eduardo Bolsonaro terá aprovação no Senado Federal para ser confirmado como o novo embaixador em Washington, ainda que a votação seja secreta. Com a manifestação favorável de Donald Trump, dificilmente ele enfrentará oposição relevante, ainda que muitos tenham estranhado esta escolha de Jair Bolsonaro.

Ainda que o cargo de embaixador em Washington não se restrinja ao relacionamento com os familiares de Donald Trump, estendendo-se pelo Congresso Nacional como empresários dos mais variados setores, inclusive os internacionais, parece interessante observar o artigo publicado por Raquel Landim na Folha de S.Paulo. O empresário indonésio Jackson Widjaja, do grupo Paper Excellence, aparece numa foto ao lado de Eduardo Bolsonaro acenando com a possibilidade de efetuar um vultoso investimento no Brasil, no setor de celulose, que apresenta possibilidades interessantes.

Mesmo que estas ligações ainda sejam superficiais, em política tudo pode ter um significado relevante, principalmente quando está ligado a objetivos ainda não muito claros. Os analistas mais experientes já desconfiam que a indicação extravagante de um filho pouco treinado em diplomacia pode ser o sinal de que algo mais profundo.

Tudo ainda aparenta ser muito prematuro, não sendo parte de um plano que exige uma competência política que muitos duvidam existir no atual governo. Mas não seria conveniente subestimar qualquer possibilidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: