Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Admirável Esforço em Fukushima Afetada pela Radiação

16 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo publicado no Yomiuri Shimbun relata a abertura de um supermercado para atender os 5% da população original na heroica região de Fukushima, atingida pela radiação em março de 2017, que voltou a morar na área. O restante de 95% acabou migrando para outras partes do Japão, evitando voltar para a região atingida.

Uma filial do supermercado Aeron Retail abriu no último domingo para atender cerca de 300 clientes na cidade de Namie, que fica na região que foi evacuada pela contaminação da radiação

Namie contava com mais de 21 mil habitantes, mas somente cerca de mil voltou a morar na região, normalmente idosos que não possuem alternativas. Eles ficaram gratos, pois muitos não podem se dirigir à outra cidade para se abastecerem das suas necessidades mínimas. Como existem preconceitos com os produtos da região, notadamente frutos do mar, muitos evitam consumi-los mesmo em outras partes do Japão, ainda que as autoridades garantam a sua segurança. Estes sobreviventes são verdadeiros heróis e os empresários que procuram atendê-los devem ser elogiados.

Os moluscos da região são famosos, como as amêijoas, bem como robalos e outros produtos agrícolas frescos, além de materiais farmacêuticos. Muitos não estão mais em condições de se deslocar para regiões mais distantes para adquirirem os produtos para a sua sobrevivência. Os poucos moradores que restaram estão gratos pela abertura desta loja.

Continua havendo alguns voluntários de outras partes do Japão que procuram ajudar a pequena população local, inclusive brasileiros solidários com os sobreviventes. São heroicos habitantes que lutam com todas as adversidades, entre os quais os preconceitos são os mais graves.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: