Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aposentadoria na China Atual

17 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Um artigo publicado com destaque no China Daily informa que o valor da aposentadoria mínima rural e urbana para os idosos chineses passou a R$ 387,28 (103 yuans ou US$ 14,98) pelo câmbio atual. Houve um reajuste para cima de 5%, mostrando que a base era baixa, de 98 yuans.

Foto constante do artigo no China Daily, mostrando idosos aposentados naquele país

Segundo as informações disponíveis, atualmente naquele país os homens podem aposentar-se com 60 anos e as mulheres com 55 anos. Prevê-se que 2038 ambos precisarão ter 67 anos, tanto no meio rural como urbano. A expectativa de vida naquele país também está se elevando, com na quase totalidade dos países do mundo.

Nos países asiáticos existe um forte hábito das pessoas efetuarem suas reservas para poder viver condignamente na velhice, mesmo depois de aposentados formalmente. Muitos continuam a trabalhar em alguma atividade, principalmente no meio rural, o que também acontece nos centros urbanos.

Quinze regiões chinesas, incluindo Hebei, Mongólia Inferior, Jiangxi, Shaanxi e Jiangsu prometeram pagar a nova aposentadoria antes do final de julho próximo, foi o que anunciou Li Hailong, vice-chefe do departamento provincial de recursos humanos e previdência social. As autoridades locais fornecerão financiamento adicional de 900 milhões de yuans para o plano de aposentadoria, que beneficiará 15 milhões de idosos rurais e urbanos.

No interior da China, mais do que as famílias, os chamados clãs possuem uma grande importância, não se distinguindo os pais, mas todos os tios e tias, bem como os filhos e primos são todos tratados de forma idêntica. Assim, as dificuldades dos aposentados também costumam ser tratadas coletivamente.

Com a forte urbanização atual na China, estes conceitos estão se alterando e os que vivem nos centros urbanos acabam tendo estes sentimentos coletivos atenuados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: