Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culinária Chinesa Simples Combinando Diferentes Influências

19 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , ,

clip_image002Um artigo de Li Yingxue, publicado no China Daily, informa sobre as possibilidades de diversas influências para se chegar a uma culinária simples, envolvendo contribuições de diversas regiões daquela parte do mundo.

Macarrão do Kiki Noodle Bar, em Xangai. Foto do artigo do site da China Daily

Ainda que aparentando ser extremamente simples, o macarrão e o chá Kiki, que se tornaram famosos entre centenas de fãs e celebridades, ficaram disponíveis também em Xangai, junto com o chá Kiki. Originário de Taiwan em 1991, encontra-se também em Hong Kong, criado pelo chef Howard Cai, recebendo a contribuição do japonês Mitsuru Konishi, premiado pelo Michelin.

Recebe também a influência de Sichuan, que é conhecido por ser apimentado, mas, na atual versão, ele é menos picante e oleoso, não tendo um sabor muito forte, o que denota a contribuição japonesa. Para o verão daquela região, serve como um lanche, podendo ser apreciado por um só cliente.

clip_image004Todos os três novos pratos são produzidos em Taiwan e exigem ficar expostos ao sol por 48 horas. Na apresentação final, conta com uma discreta mistura de frango desossado e molho de gergelim, incorporando antecedentes culinários franceses e japoneses.

As criações de Howard Cai em foto constante do artigo no site do China Daily, que vale a pena ser lido na íntegra

Os pratos de Howard Cai incorporam também frutos do mar, como carne de siri, pepino do mar com molho de abalone, usando sopa de osso de porco, acrescentando carne de porco cozida e picada. Tudo isto mostra que não é algo simples, mas algo muito elaborado, ainda que de forma discreta.

Mesmo que não se pretenda ter a sofisticação destes pratos, também em São Paulo encontram-se alguns leves vestígios destas novas tendências, como no Chá Ye, no bairro de Pinheiros, estabelecimento especializado na importação de chá da China, que também oferece pratos leves de macarrão, adequados para uma refeição à noite, que já conta com uma clientela interessada nestas novidades, evidentemente acompanhado de um bom chá chinês.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: