Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Investimentos de Cingapura na Celulose Brasileira

31 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Mesmo sem o destaque que o assunto merece, o site do Estadão publica uma matéria de Fabiana Holtz sobre os investimentos recentes de empresários de Cingapura na ampliação da clip_image002produção brasileira de celulose. Um rápido histórico do que veio sendo feito há décadas mostra que o Brasil possui uma longa experiência no assunto, com melhorias sensíveis nas tecnologias que estão sendo usadas, que as tornam competitivas com relação a outros fornecedores no mundo.

A Bracell do grupo Royal Golden Eagle – RGE de Cingapura amplia os investimentos em celulose no Brasil

Nem todos os brasileiros têm a consciência da longa história de décadas que o Brasil possui na produção de celulose. Os que percorrem os arredores da cidade de São Paulo observam que ainda existem muitos eucaliptos nas áreas acidentadas próximas desta grande metrópole que eram da Companhia Melhoramentos, utilizadas para a produção de papéis para os seus muitos livros. No Estado do Paraná, contou-se inicialmente com o aproveitamento dos pinheirais para a produção de papel jornal, passando depois para o eucalipto, inclusive para a produção de chapas duras. Também áreas baratas como no sul do Estado de São Paulo foram aproveitadas com reflorestamentos. As tecnologias utilizadas foram melhorando até que o Brasil se tornou um importante produtor de celulose no mundo em suas muitas regiões, com ciclos de produção mais rápidos, principalmente quando comparados com as produções tradicionais de regiões com inverno rigoroso como da Escandinávia.

Agora os plásticos utilizados nas embalagens estão criando problemas mundiais difíceis de serem superados, causando graves dificuldades no meio ambiente, e o Brasil tem as melhores condições para substituí-los por produtos biodegradáveis utilizando papelões, que são nada menos que celuloses menos nobres.

Os empresários asiáticos, notadamente de Cingapura, possuem bons conhecimentos sobre o assunto, pois a Ásia é uma tradicional consumidora de celulose brasileira. Informa-se que os projetos localizados no Estado de São Paulo, na região de Macatuba e Lençóis Paulista, elevarão a produção de 250 mil toneladas para 1,5 milhões de toneladas ano, criando mais 7,5 mil empregos. Somando-se ao que é produzido na Bahia, deve chegar a 2 milhões de toneladas. Novos projetos com bons retornos podem ser considerados em outras áreas brasileiras.

São frequentes as informações onde os reflorestamentos com eucaliptos estão sendo combinados com a pecuária e até a produção de grãos, ajudando na preservação de regiões importantes do Brasil de forma sustentável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: