Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dia do Pão de Queijo

18 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Possivelmente, o pão de queijo, originario de Minas Gerais, é dos produtos brasileiros mais apreciados em todo o país e até no exterior. As variedades possíveis não são conhecidas nem no Brasil e a possibilidade do aproveitamento empresarial no exterior ainda é relativamente modesto, para um produto apreciado até no Japão. Criou-se o Dia do Pão de Queijo.

clip_image002

O tradicional pão de queijo, originário de Minas Gerais, apreciado no Brasil e até no exterior

O pão de queijo é um produto relativamente simples que também admite muitas adaptações às preferências dos seus apreciadores. Ainda que originário do Brasil e conhecido por este mesmo nome até no Japão, lá seu ingrediente básico que é o polvilho da mandioca é produzido no Sudeste Asiático e o queijo vem da Austrália. Os brasileiros ficaram somente com a fama do seu nome, não conseguindo tirar proveito empresarial expressivo de um produto bem aceito até no exterior, ainda que já existam algumas iniciativas mais amplas.

O site do UOL dá a receita básica do Lá na Venda, estabelecimento conhecido do bairro de Vila Madalena, na capital paulista. Seus ingredientes para 40 porções são:

§ 2 e 1/4 xícaras de chá de água

§ 1/2 xícara de chá de óleo

§ 1 colher de sopa rasa de sal

§ 4 xícaras de chá de polvilho doce

§ 3 ovos grandes

§ 4 xícaras de chá de queijo curado ralado (sugere-se o uso de queijo da Serra da Canastra)

O modo do seu preparo é ferver a água e o óleo juntos. Põe-se o polvilho e o sal na batedeira, acrescentam-se os líquidos ferventes e bate-se em velocidade alta até formar uma massa grudenta.
Adiciona-se um dos ovos e espera-se incorporar à massa. Faz-se o mesmo com os outros ovos e bate-se até a mistura ficar homogênea.
Acrescenta-se o queijo sem parar de bater. Quando a massa estiver bem firme, desliga-se a batedeira. Faz-se as bolinhas do tamanho de preferência, lembrando que elas crescem um pouco depois de assadas. Coloca-se as bolinhas na assadeira (sem untar) deixando um espaço entre elas. Assa-se em forno médio alto (entre 180 e 200 graus) pré-aquecido até os pães ficarem dourados (cerca de 30 minutos). E bom apetite.

clip_image006

                                        Pão de queijos com o uso de outros ingredientes.

Informa-se que o pão de queijo pode ser adaptado facilmente às preferências dos seus apreciadores. Existem até os apimentados, os que incluem grãos naturais de diversos produtos, com sabores ou colorações diferenciadas, queijos de variados tipos e outras criações. Enfim, é um produto que pode se apreciado no café da manhã, lanches, almoços e até jantares. É difícil encontrar alguém que não o aprecie.

Cada estabelecimento que trabalha com este produto introduz uma característica marcante, havendo apreciadores que se tornam clientes dos que se melhor se ajustam as suas preferências. Como sou apreciador do pão de queijo, conheço centenas de diferentes, sendo natural que tenho as minhas preferências, notadamente em metrópoles como São Paulo.

Quando o Brasil passa por dificuldades, principalmente de emprego para a sua população, entre as medidas de ajudar o país imagina-se a criação de um programa amplo visando à ampliação da colocação do pão de queijo no exterior, onde parece que conseguir a preferência dos consumidores não apresenta maiores dificuldades. O que parece indispensável é a criação de redes de estabelecimentos que o tornem disponível a todos os consumidores potenciais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: