Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Resultados Parciais dos Jogos Panamericanos 2019

4 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Os resultados obtidos nos Jogos Paramericanos deste ano acabam sendo importantes, pois os que conseguiram a medalha de ouro estão classificados automaticamente para as próximas Olimpíadas de Tóquio de 2020. Ainda que se disponha somente dos resultados parciais até 3 de agosto, quando relacionados com as populações dos países participantes, acabam dando uma indicação da importância que estes países dão para a educação, pois na maioria deles os treinamentos atléticos começam nas escolas.

Países                 Ouro    Prata    Bronze    Total    População Percentual (#)

Estados Unidos   47        38           26          111       327 (*)       1,43

México                19         13           31           63        129 (**)      1,47

Canadá               17         31           67           67         37 (*)         3,59

Brasil                  15          14           27           56         209(**)      0,71

Cuba                   14         11           11            36         11(*)         2,27

(*) 2018, (**) 2017), (#) Medalha de ouro por milhão de habitantes

É verdade que cada país dá uma importância diferente para os resultados de medalhas de ouro nestes Jogos Panamericanos, pois os norte-americanos, por exemplo, participam de outros eventos a que atribuem maior importância. Os sul-americanos contam com menos alternativas.

Ainda que seja uma mera indicação, o Brasil, diante das suas dificuldades econômicas atuais, vem cortando os recursos voltados à educação, ainda que sempre tenha dado menos importância para os treinamentos físicos nas escolas. Cuba, tradicionalmente, atribui a estas atividades possibilidades de se destacarem no noticiário internacional.

Mesmo que estas indicações não sejam as mais expressivas, fica-se com a sensação que a delegação brasileira não vem conseguindo os resultados almejados, principalmente visando às participações nas próximas Olimpíadas de Tóquio em 2020. Pode-se afirmar que haveria ainda cerca de um ano para a preparação dos atletas, mas todos sabem que eles não são improvisados, necessitando de treinos duros e demorados para se chegar ao nível de competitividade internacional.

O noticiário esportivo tem relevado algumas surpresas, umas favoráveis e outras um tanto frustrantes. Atletas ainda não conhecidos estão sendo revelados e alguns veteranos que esperavam melhores resultados tiveram pequenas falhas que prejudicaram suas pontuações. Tudo indica que isto seja da natureza dos esportes, mas tradicionais prioridades dadas pelas autoridades têm proporcionado resultados promissores ao longo do tempo.

Há que se compreender que o desenvolvimento depende de um grande conjunto de fatores e as prioridades da educação e da pesquisa não podem ser sacrificadas, pois acabam influindo nas tendências de prazo mais longo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: