Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desenvolvimento Ocorre em Muitos Setores Simultaneamente

30 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Apesar dos esforços que alguns brasileiros fazem como no setor dos esportes, muitos torcedores ficam frustrados com os resultados obtidos a partir do futebol, mas que tendem a se repetir em outras modalidades esportivas. Não se pode esperar grandes resultados do clip_image002Brasil nas próximas Olimpíadas no Japão, infelizmente, enquanto a China, com todas as suas dificuldades, consegue avanços em muitas áreas, que não eram tradicionais naquele país, apesar de se tratar de um regime político autoritário. O desenvolvimento é um processo global que costuma ocorrer simultaneamente em diversos setores.

A seleção brasileira de futebol não consegue resultados expressivos no mundo como no passado

O Brasil, com a forte miscigenação de povos de diversas origens, conseguia se destacar pela sua criatividade, inclusive no setor dos esportes. No entanto, nas últimas décadas, passou a registrar um desenvolvimento econômico mais modesto que apresenta restrições em diversos setores do país, notadamente na área cultural. Não consegue mais entusiasmar a sua população em vários segmentos, perdendo o prestígio que contava como no setor esportivo, que era um importante cartão de visita do país no exterior, ajudando a abrir variadas portas. Espera-se que os obstáculos existentes sejam desafios que estimulem novamente a criatividade brasileira.

A China, nas últimas décadas, vem procurando a sua projeção mundial, tendo como alvo superar a liderança que pertencia aos Estados Unidos. Também nos esportes, em muitas modalidades como o futebol, reconhece a importância mundial do esporte e estimula em suas muitas escolas formações de atletas, que se estende por outras modalidades esportivas. Tudo indica que nos próximos anos atletas chineses tendam a ter importância no mundo, como já vem ocorrendo atualmente com o tênis profissional.

Devem conseguir um avanço nas próximas Olimpíadas, ainda que seja fácil chegar a sua liderança, o que deve exigir mais algum tempo. Como conseguirá avanços no campo político ainda é uma incógnita, mesmo que não seja necessariamente dentro do padrão ocidental, mas com maior descentralização do poder político.

O desenvolvimento é um processo que tende a se manifestar em diversos setores da atividade humana, quase de forma simultânea. Evidentemente, existem condicionamentos hereditários como os DNAs que tendem a influir nas capacidades físicas, como a estatura. Mas as alimentações que parecem também influir nesta evolução fazem com que apareçam asiáticos com estaturas mais elevadas que favorecem o exercício de algumas modalidades esportivas. Nota-se a presença significativa de descendentes de africanos em algumas delas, que também contribuem para algumas agilidades.

É evidente que treinamentos físicos persistentes podem corrigir algumas deficiências. A prática de treinamentos, como nas cobranças de faltas e nos passes no futebol, parece diferenciar os resultados. No basquete, nota-se que cestas de distâncias maiores podem ser aperfeiçoadas com treinamentos e práticas intensas. E as disciplinas psicológicas parecem influir em muitos resultados esportivos, que podem alternar fases de depressão com otimismos que proporcionam resultados mais favoráveis.

Enfim, esporte não é algo preciso como a matemática, mas que muitos treinamentos e aprendizados do que se faz em outros países parecem influir na melhoria de muitos resultados, como muitas outras atividades humanas. Tudo isto sugere que o Brasil necessita também contar uma política clara no setor de esportes, que acaba ajudando também em outras atividades humanas.

Um setor onde fica evidente a influência da atividade esportiva é a do iatismo, notadamente de grandes distâncias, que acabam proporcionando conhecimentos que podem ser utilizados em outras atividades humanas. Enfim, esporte também faz parte importante do desenvolvimento de um país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: