Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Problema dos Usos dos Recursos do Sistema S

9 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

A absoluta carência atual de recursos para as atividades mínimas do setor público está levando a lamentáveis discussões de cortes onde não fica claro para o público as prioridades governamentais, envolvendo alhos e bugalhos. Por conterem decisões controvertidas, acabam ocorrendo muitas revisões posteriores de decisões tomadas, diante das pressões da opinião pública, deixando a população confusa sobre a orientação do governo. Parece claro que algumas entidades setoriais acabam empregando ex-diplomatas e ex-miliares em quantidade exagerada, com vistas a contar com o suporte político para as suas atividades futuras. Outras imagedesempenham funções culturais de relevada importância para o Brasil, que foram mantidas mesmo nos períodos mais difíceis da economia brasileira, com o uso de muita criatividade para superar as limitações, preservando a necessária diversidade de tendências políticas dentro da sociedade brasileira. 

Principais entidades relacionadas com o sistema S, cujos recursos estão sendo reduzidos pelo governo

Mesmo que sempre haja alguma dificuldade para avaliar de forma isenta o que acontece nestas entidades, eu, como usuário pessoal do SESC por décadas, tenho a impressão que esta entidade, que tem no seu comando o presidente Abram Abe Szajman e diretor regional Danilo Santos de Miranda, volta suas atividades para atendimento dos comerciantes e seus parentes de forma eficiente. Fornece regularmente refeições a preços acessíveis para muitos, conta com instalações para suas férias e desenvolve uma ativa programação física e cultural, a mais relevante atualmente no setor, quando outras não mais conseguem manter suas atividades normais. O preparo adequado dos recursos humanos para o setor terciário acaba merecendo uma elevada prioridade.

Numa só semana, em sua unidade em Pinheiros, promove atividades culturais como um concerto do consagrado pianista Arthur Moreira Lima, um programa com Danilo Caymmi pelo aniversário do seu pai e uma programação com a participação de Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise. Atividades semelhantes são promovidas em outras unidades regionais. Dificilmente o governo, de forma isolada, consegue desenvolver tantos trabalhos eficientes no setor cultural.

As autoridades governamentais precisam observar cuidadosamente como os recursos escassos estão sendo empregados, tanto no seu âmbito exclusivo como o que está sendo executado com os representantes capazes do setor privado, que já conseguiram consagrar por décadas mecanismos de bom uso dos recursos voltados ao aperfeiçoamento dos recursos humanos brasileiros, com uma visão ampla e de longo prazo. Não podemos desperdiçar nos usos dos poucos recursos disponíveis na economia brasileira. Ainda assim cabem aperfeiçoamentos constantes até no que vem sendo feito com grande eficiência.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: