Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Oportunidade Para o Brasil Passar Para Uma Pauta Positiva

23 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Economia e Política | Tags: , , ,

Apresenta-se ao Brasil uma rara oportunidade para uma virada na sua imagem internacional, quando os jovens de todo o mundo se manifestam pela sustentabilidade do meio ambiente e preocupação com evolução do clima, as empresas se mostram dispostas a dar o seu apoio e os responsáveis por países relevantes dispostos a alocar recursos para projetos razoáveis, dando uma importante virada na preservação mundial do meio ambiente, notadamente no aspecto climático.

image

Jovens em todos os países se manifestam preocupados com o clima mundial, como em Nova York, onde nas reuniões das Nações Unidas o tema deve merecer destaque

Poucas vezes se assistiu praticamente em todos os países do mundo a uma demonstração dos jovens preocupados com as atuais tendências climáticas. Desde os países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, até pobres africanos foram unânimes nestas preocupações, ainda que elas sejam gerais, podendo haver diferenças importantes do que precisa ser feito.

Como está ocorrendo em Nova York, principalmente nas Nações Unidas, onde o presidente do Brasil é tradicionalmente o primeiro a falar. Espera-se que se mostre sensível a estas manifestações populares. Trata-se de uma rara oportunidade para o país manifestar veementemente a sua preocupação, notadamente no cuidado com a Amazônia. Lamentavelmente, até o momento o Brasil não conta com um programa consistente para tanto, mas muitos países se manifestam dispostos a apoiar com recursos substanciais projetos relevantes neste sentido, sob comando brasileiro.

image

A jovem sueca Greta Thumberg que vem se destacando no mundo, falou na manifestação em Nova York

Jornais e meios de comunicação social de todo o mundo estão estampando imagens destas manifestações. A Folha de S.Paulo trouxe na sua primeira página foto de alguns destes lugares como Berlim, Manila, Brisbane, Paris, Cidade do Cabo, Ilha Salomão e evidentemente Nova York.

Neste momento, não cabe mais manifestações dúbias ou gerais. Se o Brasil deseja o apoio de todos para projetos conjuntos comandados pelo país, esta oportunidade é única. A atual imagem negativa pode ser revertida, mesmo no quadro de dificuldades econômicas que não são somente dos brasileiros, mas mundial.

Já existem abundantes informações como a energia eólica e a solar se tornaram competitivas em relação aos que usam combustíveis poluentes. Até a Google manifestou, como consta do artigo publicado no The Guardian, que está alocando cerca de US$ 2 bilhões em projetos desta natureza no mundo todo. É um momento de virada importante e as autoridades brasileiras, apesar de suas limitações, deve ser sensível ao que está acontecendo no mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: