Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Futurista Brasileira Impressionada com a China

8 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

As pessoas que têm formação em publicidade, a qual se acrescenta algumas experiências de vivência no Canadá e na Califórnia, nos Estados Unidos, observando in loco o que está acontecendo atualmente na China, consideram que os chineses possuem uma habilidade para levar em conta problemas com visões de prazo mais longo. Não se pode negar que os jovens imagepossuem a sensibilidade para detectar rapidamente alguns fenômenos que estejam ocorrendo como na atual China, como as vendas astronômicas que impressionam os que possuem formação neste setor.

Camila Ghattai, que se denomina futurista e se formou em publicidade, viveu no Canadá e na Califórnia, nos Estados Unidos, e está morando em Xangai há oito meses. Foto do artigo publicado no site da UOL

Os jovens podem ser mais ousados nas suas considerações e normalmente possuem a habilidade para detectar o que está acontecendo na China e no Brasil, afirmando que o problema do brasileiro é político, enquanto os chineses possuem a habilidade para preocupações de prazo mais longo, como está acontecendo agora com o governo de Xi Jiping, concentrado no avanço tecnológico que está ocorrendo intensamente naquele país, impulsionando o seu desenvolvimento. O que a impressiona visivelmente são os dados recentes das vendas da Baidu, Alibaba, Tencent e JD.com, empresas chinesas que se diferenciam e que superam as de países desenvolvidos da Europa e até mesmo as dos Estados Unidos, bem como o relacionamento com as novas tecnologias usando os meios eletrônicos de alta velocidade.

Parece que poderia se acrescentar que a China possui uma história de milênios, tendo estabelecido, com a ajuda de Confúcio, um regime próprio. A formação como dos mandarins que foram preparados para administrar aquele país e que são selecionados e promovidos pelos seus méritos. Xi Jinping é de uma família tradicional e mesmo ,atingido pela Revolução Cultural, preparou-se para concentrar o poder que tem atualmente, não tendo chegado a esta posição sem uma carreira cuidadosamente planejada que recebeu suporte de chineses que até moravam no exterior, como na Indonésia.

A recente história chinesa não está acontecendo somente com o que veio ocorrendo nos últimos anos, mas parece ter uma cultura histórica que vem de milênios, até no seu conceito de País do Meio. Foi até ajudado pela OMC – Organização Mundial do Comércio que a considerou uma economia de mercado, até com o apoio dos norte-americanos, sem que atendesse todas as condições necessárias. Tudo indica que o processo é muito complexo, envolvendo circunstâncias que extravasam o conhecimento popular, por mais ágil e atualizado que seja.

Nenhum país costuma estar isolado no mundo, mas depende também dos outros países. Estudos mais profundos mostram que a integração regional da Ásia ajuda a manter o crescimento chinês, que também sofre com a guerra comercial movida pelos Estados Unidos que afeta o mundo, ainda que em menor grau.

Sua visão atualizada ajuda a relacionar o que acontece no campo microeconômico com a tendência de prazo mais longo da China, apresentando sugestões de aspectos que atraem a atenção dos jovens, com a intensidade de uso dos meios eletrônicos de relacionamento. Identifica muitos aspectos que possam ser aproveitados empresarialmente no quadro mais recente, dando a impressão que ela subestima o conhecimento que os chineses do que acontece no resto do mundo, dada a dimensão e importância do seu mercado interno.

Muitas de suas colocações chegam a ser provocativas, podendo ser útil para os empresários brasileiros que tendem a acompanhar o que está acontecendo na China, parecendo conveniente que ela se estenda para a Ásia como um todo. Evidentemente, no espaço de uma entrevista não há como considerar os muitos detalhes envolvidos, mas acaba sendo útil para atrair os interessados em outras informações do que acontece naquela parte importante do mundo atual.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: